PUBLICIDADE

Blogs

Tudo sobre o universo da cerveja nacional e internacional

All Beers

All Beers

Berliner Kindl Weisse chega no Brasil

FOTO:

Divulgação Chega no Brasil a

Berliner Kindl Weisse

, via importadora

Bier&Wein

PUBLICIDADE

. Uma cerveja com 3% de teor alcoólico, parecida com um espumante, ácida e turva. Um estilo bastante peculiar de cerveja de trigo, típica de Berlim (Alemanha), produzida a partir de um processo de fermentação similar às tradicionais Flanders Ales belgas, sendo fermentada com leveduras exclusivas e adição de lactobacilos. Pode ser consumida pura ou com adição de sabores (algumas versões já são comercializadas com adição de xarope de frutas), indicada também para criação de coquetéis. Em breve chegarão também ao Brasil os MIXcups da linha. São capsulas similares às utilizadas em máquinas de cafés, porém contendo xarope dos mais diversos sabores (que vão de grapefruit e cereja a pina colada e ervas) e facilitam a preparação de coquetéis com a cerveja.

Curiosidade sobre o consumo

Os apreciadores mais tradicionais de Berliner Weisse, gostam de degustá-la pura, porém um curioso hábito tornou-se tradicional nos bares de Berlim. O chamado ?Ampel? (= semáforo em alemão) é o nome que se dá para o serviço de Berliner Weisse em três copos: um puro, outro aromatizado com framboesa e um com aspérula (uma planta medicinal, aromática de coloração verde e flores brancas).

A origem do estilo Berliner Weisse

Indícios históricos sugerem que este estilo começou a ser produzido no início do século XVII e, quando Napoleão invadiu a Alemanha (em 1806), a Berliner Weisse foi tida por ele como a Champanhe do Norte. Mas foi a partir do século XIX que este estilo ganhou força e popularidade. Nesta época cerca de 700 cervejarias produziam este estilo , sendo que hoje apenas 2 cervejarias e alguns brew pubs continuam a produzi-las. Ou seja, além das fronteiras da Alemanha, este estilo tornou-se uma verdadeira raridade. Berliner Weisse é um estilo com proteção legal de denominação de origem controlada, podendo somente ser fabricada em Berlim. Nos EUA e Canadá, muitas cervejarias reproduzem este estilo, mas que são comercializadas como ?tipo Berliner Weisse?. As versões disponíveis no Brasil

PUBLICIDADE

Berliner Kindl Weisse - Original

Berliner Weisse - dourada - 3,0% Álc./Vol.

Berliner Kindl Weisse - Waldmeister

(Aspérula) Berliner Weisse com adição de xarope de aspérula - verde - 3,0% Álc./Vol.

Berliner Kindl Weisse - Himbeere

PUBLICIDADE

(Framboesa) Berliner Weisse com adição de xarope de framboesa - rosa - 3,0% Álc./Vol.

Berliner Kindl Weisse - Schwarzer Johannisbeere

(Cassis) Berliner Weisse com adição de xarope de cassis - violeta - 3,0% Álc./Vol. As novidades da Berliner Kindl Weisse chegam essa semana nos pontos de venda em todo Brasil.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE