Paladar

Conheça os melhores vinhos portugueses do ano

Blog da Belle

Notícias do mundo do vinho

Conheça os melhores vinhos portugueses do ano

Um branco e um tinto do Douro e um fortificado da Madeira se destacam entre os rótulos escolhidos pelos especialistas da Essência do Vinho, maior feira de Portugal

24 fevereiro 2017 | 17:55 por Isabelle Moreira Lima

O Douro foi a região mais celebrada na eleição dos melhores vinhos do ano, revelados nesta sexta-feira (24) na cidade do Porto durante A Essência do Vinho, a maior feira de vinhos de Portugal.

O branco campeão foi o Alves de Sousa Pessoal 2008, do produtor Domingos Alves de Sousa (no Brasil, importado pela Decanter), elaborado por seu filho Tiago Alves de Sousa. O Passagem Grande Reserva 2009, da Quinta das Bandeiras, assinado por Jorge Moreira, foi eleito o melhor tinto. O pódio dos fortificados foi ocupado por um vinho da Madeira, o Barbeito 30 Anos Malvasia Vó Vera. No Brasil, os vinhos da Barbeito podem ser encontrado na Casa do Vinho, de Minas Gerais. O resultado fortalece a reputação das duas regiões, Douro e Madeira, como produtoras de grandes rótulos.

Vista dos expositores da Essência do Vinho, maior feira de vinhos de Portugal, realizada no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto. (FOTO: Isabelle Moreira Lima.)

Vista dos expositores da Essência do Vinho, maior feira de vinhos de Portugal, realizada no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto. FOTO: Isabelle Moreira Lima/Estadão

Os vinhos foram julgados por uma comissão de 40 especialistas, entre jornalistas, críticos e sommeliers (e esta que vos escreve) de 12 países. Ao todo, foram 61 rótulos portugueses, selecionados pelo painel de provadores da revista especializada Wine – A Essência do Vinho.

Tivemos cerca de três horas para provar, avaliar e pontuar cada um deles, seguindo a ordem tradicional de brancos, tintos e fortificados, com apenas um breve intervalo na altura do vinho 31. Como cenário, o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no centro da cidade, coberto por arabescos feitos em folhas de ouro.

Do painel de julgadores, a maior dificuldade era vencer a agudíssima acidez dos brancos, o acúmulo de taninos que os tintos iam deixando com o passar do tempo e o excesso de álcool dos fortificados. Tudo isso é uma bomba poderosa contra os poderes de discernimento do palato – haja biscoitinho e água para neutralizar a boca. A qualidade do que foi mostrado, no entanto, era indubitável, principalmente entre os doces e licorosos.

O branco Alves de Sousa Pessoal 2008, eleito o melhor do ano pela Essência do Vinho, maior feira de vinhos de Portugal. (FOTO: Divulgação.)

O branco Alves de Sousa Pessoal 2008, eleito o melhor do ano pela Essência do Vinho, maior feira de vinhos de Portugal. FOTO: Essência do Vinho/Divulgação

Veja abaixo a lista completa dos melhores vinhos de Portugal de 2017. A feira A Essência do vinho segue até o domingo (26) na cidade do Porto com degustações comentadas e outras atividades. A programação você pode ver aqui.

TOP 10 VINHOS PORTUGUESES

1º vinho branco / Alves de Sousa Pessoal 2008, Domingos Alves de Sousa, Douro
2º vinho branco / Quinta de Santiago Alvarinho Reserva 2015, Nenufar Real, Vinhos Verdes

1º vinho tinto / Passagem Grande Reserva 2009, Quinta das Bandeiras, Douro
2º vinho tinto / Menino António Alicante Bouschet 2014, Herdade da Malhadinha Nova, Regional Alentejano
3º vinho tinto/ Quinta da Touriga Chã 2014, Jorge Rosas, Douro
4º vinhos tintos (empate técnico)/ Chriseya 2014, Symington Family Estates, Douro, e
Pedra Cancela Amplitude 2013, Pedra Cancela, Dão

1º vinho fortificado / Barbeito 30 Anos Malvasia Vó Vera, Vinhos Barbeito, Vinho da Madeira
2º vinho fortificado / Kopke Colheita 1957, Sogevinus Fine Wines, Vinho do Porto
3º vinho fortificado / Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos 1995, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Península de Setúbal

Tags: