Paladar

Pequeno glossário do vinho #1 – Não confunda mais enólogo, enófilo e outros termos

Blog da Belle

Notícias do mundo do vinho

Pequeno glossário do vinho #1 – Não confunda mais enólogo, enófilo e outros termos

Eis aqui o primeiro capítulo, sobre algumas funções deste universo, para não trocar alhos por bugalhos, nem cortes por varietais

05 junho 2017 | 16:08 por Isabelle Moreira Lima

Se você já sentiu um frio na barriga após pronunciar uma palavra relacionada ao vinho e, imediatamente, teve a impressão de que fez mau uso dela, fique tranquilo. Vamos tentar resolver esse problema. Começa aqui uma série que tem como objetivo formar um pequeno glossário bem simples e direto sobre o que os termos mais usados. Eis o primeiro capítulo, que se dedica a algumas funções deste universo para você não trocar mais alhos por bugalhos, nem cortes por varietais.

FOTO: Andrew White/NYT

● Enólogo. É o profissional responsável pela vinificação, o cara que transforma uvas em vinho e que atua na vinícola, no laboratório, na adega. Ultimamente também tem tido mais influência no manejo de vinhedos, seguindo a ideia de que o vinho se faz mais no campo que no laboratório.

Ficou com água na boca?

● Enófilo. Aquele que ama vinhos; estuda, coleciona e degusta com dedicação genuína.

● Sommelier. É o profissional responsável pelo serviço de vinho em um restaurante. Ele monta e cuida da organização da adega, assina a carta de vinhos e atende no salão. Também pode trabalhar em lojas e importadoras, selecionando que vinhos devem ser comprados e vendidos e organizando provas, entre outras atividades; além de vinícolas, atendendo clientes e outros profissionais do mundo do vinho. Para entender um pouco mais da profissão (e os incríveis concursos que giram em torno dela) assista ao filme Somm. Em Portugal é chamado “escanção”.

● Tanoeiro. É quem faz as barricas de madeira (majoritariamente de carvalho) usadas para o envelhecimento do vinho.

● Vinhateiro. Sinônimo de produtor de vinhos. É o dono da vinícola — geralmente pequena.

 

LEIA MAIS: 
Pequeno glossário do vinho #2 – Vinho, vinícola, vinhedo e palavras com v

Se você tiver outras dúvidas, sugestões de termos são bem-vindas na caixa de comentários.

Tags: