Paladar

Vinhos orgânicos (e azeites, balsâmicos, farinhas e outros) no Sul do Brasil

Blog da Belle

Notícias do mundo do vinho

Vinhos orgânicos (e azeites, balsâmicos, farinhas e outros) no Sul do Brasil

Via Orgânica, em Garibaldi, reúne endereços voltados para o consumo consciente de produtos artesanais

24 outubro 2016 | 18:51 por Isabelle Moreira Lima

Para o consumidor de vinho consciente, a cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, oferece um novo destino. Acaba de ser lançada a Via Orgânica, rota que inclui produtores de vinhos orgânicos, sustentáveis e naturais. Entre as atrações está o guru brasileiro dos vinhos naturais Eduardo Zenker, da Arte da Vinha, e a Cooperativa Garibaldi.

Espumante da Vinha Zencker, parte da Via Orgânica. (FOTO: Slovinscki Fotografia/Divulgação)

Espumante da Vinha Zencker, parte da Via Orgânica. FOTO: Slovinscki Fotografia/Divulgação

Ao todo são dez pontos, entre vinícolas, restaurantes, lojas, hotéis e sítios, todas ligadas à produção agroecológica e artesanal. Detalhes sobre eles podem ser consultados no site Turismo Garibaldi em  e no aplicativo, disponível da Apple Store e na Google Play.

Ficou com água na boca?

Veja abaixo um pequeno resumo dos pontos incluídos na rota, que produzem outros itens além dos vinhos:

Arte da Vinha
Produz vinhos naturais e biodinâmicos por meio de métodos de vinificação ancestral e leva os visitantes para sua cave de porão. A visita, que inclui degustação, precisa ser agendada.
Contato: edu.zenker@yahoo.com.br

Cooperativa Vinícola Garibaldi
A Cooperativa também tem produção orgânica, com suco de uva e vinho proveniente do cultivo agroecológico de 70 de suas 380 famílias associadas.
Contato: (54) 3464-8104 | varejo@vinicolagaribaldi.coop.br

Econatura
A “ecofábrica”, construída predominantemente com materiais de reuso, produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Recebem apenas visitação técnica para grupos com agendamento.
Contato: (54) 3462-1074 (apenas visitações técnicas para grupos)

Família Boroto
A família dedica-se à elaboração de espumante orgânico e de chocolates artesanais. Oferece passeio de carroça pelas videiras e a grutas e capitéis próximos da propriedade.
Contato: (54) 3464-7904 | (54) 9611-9435 | espumanteboroto@yahoo.com.br

Família Mariani
Com videiras centenárias, realiza produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época.
Contato: (54) 9999-9752 | (54) 9177-3688 | salete@coopeg.com.br

Morro São Francisco
Serve café colonial ao ar livre: pão de forno, geleias, sucos e sobremesas.
Contato: (54) 9702-2969 | (54)3464-1409 | kauvicosti@hotmail.com

Sabor Ecológico
Loja especializada em produtos naturais e orgânicos, entre eles hortaliças, legumes, frutas, sucos, geleias, molhos, chás, açúcar, café, farinhas, grãos, muitos deles produzidos pelos proprietários.
Contato: (54) 3462-7167

Sítio Crescer
Possui hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz e vende hortaliças e frutas orgânicas. Refeições caseiras são servidas mediante reserva.
Contato: (54) 8145-0037 | sitiocrescer@gmail.com

Sítio do Celo
Com uma paisagem silvestre, o local possui diversas plantas nativas e frutas exóticas. Há presença de animais de raça pouco conhecida, como as ovelhas Santa Inês. Bom para provar caldo de cana feito na hora.
Contato: (54) 3462-1346 | (54) 9978-8798 | honoriofurlanetto@gmail.com

Valle Rustico
Oferece menu em etapas preparado pelo chef Rodrigo Bellora. Tem horta orgânica, de onde provém a maioria dos ingredientes utilizados, food truck e oficinas gastronômicas.
Contato: (54) 3067 1163 | (54) 8123-0080 | restaurante@vallerustico.com.br

 (FOTO: Slovinscki Fotografia/Divulgação)

Fachada da Cooperativa Garibaldi, um dos pontos para os amantes de vinho que visitarem a Via Orgânica. FOTO: Slovinscki Fotografia/Divulgação

 

Por último, sempre bom lembrar, não entre em roubadas ao se deparar em promoções de vinhos:

Tags: