PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

Cardápio da semana: pratos reconfortantes para encarar o frio

Um cardápio para te ajudar a comer bem a semana toda

A previsão de temperaturas mínimas em torno de 14 ou 15 graus para a semana dá um ânimo extra para ir para a cozinha, afinal, um prato de comida reconfortante é uma das delícias do frio.

SEGUNDA-FEIRA. Que tal começar com este incrível pilaf metido da Carla Pernambuco, um jeito simples e rápido de transformar os grãos num prato interessante?Ele faz ótimo par com o frango com geleia de laranja, uma das minhas receitas preferidas do livro Cozinha de Estar, da Rita Lobo.

Pilaf metido. Alex Silva/Estadão  

PUBLICIDADE

Frango com geleia de laranja. Editora Panelinha/Divulgação  

TERÇA-FEIRA. Preparar uma polenta italiana cremosa autêntica, como esta polenta com linguiça e creme de queijo, dá um certo trabalho, mas o resultado compensa. Cuidado para não formar grumos, mexa o tempo todo.

Luciana Christovam/Estadão 

QUARTA-FEIRA. Continuamos na Itália, dessa vez com uma sopa de legumes toscana que vale a refeição, a ribollita. O nome quer dizer "recozida" e é isso mesmo, esta sopa camponesa nasceu para aproveitar pão amanhecido e a sopa que havia sobrado da véspera. Mas, como tantas outras receitas, o aproveitamento ficou melhor que a original, com certeza.

PUBLICIDADE

Tiago Queiroz/Estadão 

QUINTA-FEIRA. No feriado dá mais tempo de cozinhar, então as sugestões são o medalhão com cachaça e shoyu acompanhado de tomates recheados (se você quiser, comece a prepará-los na véspera: corte as tampas, tire a polpa e as sementes e ponha de cabeça para baixo com um pouco de sal, ele precisa secar bem antes de ir ao forno com o recheio)

Walter Costa/Estadão  

PUBLICIDADE

Fernando Sciarra/Estadão 

SEXTA-FEIRA. Este risoto de linguiça com miniagrião é prato único -- e que prato! Acompanhado de um vinho tinto, é pretexto para reunir os amigos. E para a sobremesa tem arroz doce de coco e a clássica francesa tarte tatin, em versão de Marília Zyberstein.

Daniel Teixeira/Estadão  

PUBLICIDADE

Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll/Estadão 

Alex Silva/Estadão 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE