Paladar

O QUE TEM PARA JANTAR: de linguado ao vapor a penne com carne seca

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

O QUE TEM PARA JANTAR: de linguado ao vapor a penne com carne seca

Cardápio fácil para quem quer comer bem a semana toda

19 maio 2017 | 13:41 por Patrícia Ferraz

A ideia aqui é facilitar sua vida na cozinha. Mais exatamente na hora do jantar, quando todo mundo chega com fome e nem sempre a gente consegue ter uma boa ideia em cima da hora. Toda sexta-feira vou sugerir um cardápio variado para a semana seguinte — assim você pode se programar com tempo. Indico um prato para cada dia. Você pode aproveitar as sugestões de duas maneiras: vá fazendo um a cada dia ou prepare todos de uma vez e ponha na geladeira para ir tirando durante a semana. Quando estou com bastante vontade de cozinhar (para minha sorte isso acontece quase sempre!), eu tiro umas horas do fim de semana e preparo os pratos, deixo apenas para finalizá-los durante a semana. Mas quando dá preguiça, faço no dia a dia mesmo. Bom, espero que você goste das sugestões:

 

SEGUNDA-FEIRA: Esta paella vegetariana do Ottolenghi (dei umas adaptadas) é espetacular, leve, vibrante, cheia de sabores. Se quiser prepará-la com antecedência, deixe apenas a última etapa para a hora de servir.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

 

TERÇA-FEIRA: O filé mignon com cebola e shoyu costuma fazer grande sucesso. Esta receita surgiu na comunidade judaica, aprendi com uma amiga, a Sandra Himmelstein, mas entrou para o menu da minha casa.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

Para acompanhar a carne, experimente estas batatas doces picantes 

FOTO: Daniel Teixeira

 

QUARTA-FEIRA: Linguado ao vapor, escoltado por grelhado de erva-doce e couve-flor. Tudo bem levinho. O linguado tem de ser feito na hora, mas é tão rápido que nem faz diferença.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

 

FOTO: Alex Silva/ Estadão

 

QUINTA-FEIRA: Frango com tangerina, um prato de sabor surpreendente, bem fácil de fazer na wok. Experimente acompanhá-lo com o arroz frito à moda da Rita Lobo

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

 

SEXTA-FEIRA: Penne com carne seca  é uma receita inspirada num prato de Pascal Valero, que provei no Eau, restaurante do Gran Hyatt São Paulo, anos atrás. Este molho é bárbaro, leva vinho tinto, e pode ser feito com antecedência — dura fácil uma semana na geladeira, guardado em pote tampado.

FOTO: J.F. Diório/Estadão

 

Para adoçar?

Ameixas assadas com queijo de cabra e mel

FOTO: Codo Meletti/Estadão

 

Sorvete de creme com calda mexicana de chocolate

FOTO Fernando Sciarra/Estadão

 

0
Comentários
0

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.