PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

O QUE TEM PARA JANTAR: de linguado ao vapor a penne com carne seca

Cardápio fácil para quem quer comer bem a semana toda

A ideia aqui é facilitar sua vida na cozinha. Mais exatamente na hora do jantar, quando todo mundo chega com fome e nem sempre a gente consegue ter uma boa ideia em cima da hora. Toda sexta-feira vou sugerir um cardápio variado para a semana seguinte -- assim você pode se programar com tempo. Indico um prato para cada dia. Você pode aproveitar as sugestões de duas maneiras: vá fazendo um a cada dia ou prepare todos de uma vez e ponha na geladeira para ir tirando durante a semana. Quando estou com bastante vontade de cozinhar (para minha sorte isso acontece quase sempre!), eu tiro umas horas do fim de semana e preparo os pratos, deixo apenas para finalizá-los durante a semana. Mas quando dá preguiça, faço no dia a dia mesmo. Bom, espero que você goste das sugestões:

 

SEGUNDA-FEIRA: Esta paella vegetariana do Ottolenghi (dei umas adaptadas) é espetacular, leve, vibrante, cheia de sabores. Se quiser prepará-la com antecedência, deixe apenas a última etapa para a hora de servir.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão 

PUBLICIDADE

 

TERÇA-FEIRA: O filé mignon com cebola e shoyu costuma fazer grande sucesso. Esta receita surgiu na comunidade judaica, aprendi com uma amiga, a Sandra Himmelstein, mas entrou para o menu da minha casa.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão 

Para acompanhar a carne, experimente estas batatas doces picantes 

PUBLICIDADE

FOTO: Daniel Teixeira 

 

QUARTA-FEIRA: Linguado ao vapor, escoltado por grelhado de erva-doce e couve-flor. Tudo bem levinho. O linguado tem de ser feito na hora, mas é tão rápido que nem faz diferença.

PUBLICIDADE

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão 

 

FOTO: Alex Silva/ Estadão 

 

PUBLICIDADE

QUINTA-FEIRA: Frango com tangerina, um prato de sabor surpreendente, bem fácil de fazer na wok. Experimente acompanhá-lo com o arroz frito à moda da Rita Lobo

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão 

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão 

PUBLICIDADE

 

SEXTA-FEIRA: Penne com carne seca  é uma receita inspirada num prato de Pascal Valero, que provei no Eau, restaurante do Gran Hyatt São Paulo, anos atrás. Este molho é bárbaro, leva vinho tinto, e pode ser feito com antecedência -- dura fácil uma semana na geladeira, guardado em pote tampado.

FOTO: J.F. Diório/Estadão 

 

PUBLICIDADE

Para adoçar?

Ameixas assadas com queijo de cabra e mel

FOTO: Codo Meletti/Estadão 

 

Sorvete de creme com calda mexicana de chocolate

FOTO Fernando Sciarra/Estadão 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE