PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

Pratos para colocar no centro da mesa e sugestões de receitas para a semana

No final de semana nada melhor (e mais prático) que um prato único para colocar no centro da mesa. Selecionei duas receitas perfeitas para receber os amigos e família e mais algumas receitas para te ajudar durante a semana

Fim de semana combina com um belo prato único colocado no centro da mesa e um monte de gente querida por perto. Tenho duas sugestões de pratos únicos que são deliciosos e leves e vão cair bem com o tempo chuvoso (a previsão é de frio e chuva...) de sábado e domingo. E separei também algumas receitas para a próxima semana.

Camarão à provençal

Esta é, de certa forma, uma receita de família: é a adaptação feita pela minha mãe dos camarões à provençal que arrastavam gente da cidade toda ao restaurante La Paillote, no Ipiranga, hoje extinto. É mais suave que a original. Quanto maiores os camarões, melhor fica o prato....

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão  

PUBLICIDADE

Nhoque de semolina

Se quiser fazer como os romanos, deixe este prato para a quinta-feira. Ninguém sabe exatamente por que motivo, mas o fato que esse é o prato do dia em Roma às quintas-feiras. Essa versão leva manteiga de ervas e farta dose de queijo parmesão. Mas você pode fazer os nhoques e escolher outros molhos, manteiga de sálvia vai bem, molho de tomate também.

FOTO: Pedro Knoll/Estadão 

Adoro estas lentilhas com bacon

PUBLICIDADE

Aprendi a prepará-las anos atrás, quando entrei na cozinha do extinto Café Antique e o Erick Jacquin estava fazendo o prato para uma mesa de gourmets. Elas vão bem como acompanhamento de carnes.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão 

Filé ao molho mostarda é uma delícia, mas pouca gente tem uma boa receita. Essa aqui dá certo. É fácil. E deliciosa. Mas, como nada é perfeito, dá um pouquinho de trabalho, nada muito exaustivo.

PUBLICIDADE

FOTO: Tiago Queiroz/Estadão 

Para acompanhar o filé, empadinhas de queijo de minas fresco.

Elas são um clássico da minha casa, ensinado por uma cozinheira de mão cheia, chamada Sebastiana, que passou pela casa dos meus pais décadas atrás. E desde então, dia que tem empadinha é sempre uma festa. Ela vai bem acompanhando assados, a lentilha com bacon, ou num jantar descompromissado ao lado apenas de um prato de sopa ou uma salada farta.

FOTO: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll/Estadão 

PUBLICIDADE

Beterrabas ao murro com queijo de cabra

Aproveite o tempo sobrando no fim de semana para cozinhar as beterrabas com os temperos e adiantar os trabalhos. Durante a semana, é só colocá-las no forno e terminar o preparo. Servem como acompanhamento ou entrada.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão 

Fico esperando o frio chegar para fazer esse crumble de maçãs e peras.

PUBLICIDADE

Uma sobremesa reconfortante recém-tirada do forno é a melhor maneira de terminar uma refeição no inverno.

FOTO: Filipe Araujo/Estadão 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE