PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

Sanduíche de pepino e o drinque da rainha para assistir ao casamento real

Para celebrar o casamento do príncipe Harry com Meghan Markle como um inglês prepare um sanduíche de pepino e o coquetel preferido de Elizabeth II

Você não foi convidado para o casamento do Príncipe Harry com a ex-atriz americana Meghan Markle mas isso não é motivo para ficar fora da festa! Prepare uns sanduíches de pepino, uma xícara de chá e estará pronto para ver, no mais autêntico estilo britânico, o desfile de reis e rainhas  (o mundo tem atualmente 29 reis e rainhas e boa parte deles deve marcar presença em Windsor).

Garanto que até a rainha Elizabeth II aprovaria esse cardápio, afinal, além de ser um sanduíche muito popular no Reino Unido deve ser o preferido de sua majestade porque ela manda servir 20 mil deles todo ano na Royal Garden Party, quando abre os jardins do Palácio de Buckingham e convida os súditos para o chá.

A tradição recomenda que o sanduíche, feito em pão de forma, seja cortado em triângulos, recheado com uma farta camada de manteiga em temperatura ambiente e rodelas de pepinos levemente salgadas. A receita está aqui.

FOTO: Codo Meletti/Senac 

PUBLICIDADE

Claro, o sanduíche de pepino da rainha é feito com produtos que tem o royal warranty,  representado por uma coroa dourada e a inscrição "By appointment to her majesty the queen", indicação de que o produto está apto a abastecer a família real. O seu não precisa tanto, mas use ingredientes frescos, um pão macio sem casca e manteiga cremosa, de boa qualidade, sem sal e em temperatura ambiente. Se quiser caprichar muito, faça também sanduíches de salmão, usando a mesma receita. Os ingleses adoram servir os dois sanduíches juntos.

Esta receita de sanduíche de pepino está no meu livro Comida Cheia de História -- crônicas e receitas de uma jornalista de gastronomia, que saiu pelo Senac em dezembro.

Ah, para beber, você pode fazer uma bela xícara de chá, afinal o casamento é pela manhã por aqui. Mas fique à vontade também para seguir a tradição de Elizabeth e Elizabeth II de tomar todos os dias, antes do almoço, um drinque feito com gim. A  rainha mãe era fã declarada de  gin & it, gim com vermute italiano (que é mais doce), com twist de limão e bastante gelo no copo. A Rainha Elizabeth II manteve o ritual do aperitivo nos mesmos moldes.  E para fazer como elas, use Tanquery,  Gordon ou Juniper Green Organic Gin, os únicos gins feitos by appointment.

O Gin & It da rainha é o seguinte: 1 parte de gim + 2 partes de vermute + 1 twist de limão + gelo no copo.

PUBLICIDADE

FOTO Tony Cenicola/The New York Times 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE