Paladar

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

TESTE: A panela que não pode ir ao fogo

Queijos, pão, vinho e amigos reunidos. Era noite de fondue. Mas a panela não resistiu

14 agosto 2017 | 18:42 por Patrícia Ferraz

Comprei uma panela bonita para fazer fondue, separei os queijos, o pão e chamei os amigos para jantar em uma noite fria. Todo mundo animado, fui para a cozinha. Mas assim que coloquei a panela no fogo, ouvi um estalo e a panela rachou. Várias trincas, por toda a panela. Olha só como ficou. Prejuízo duplo, os R$ 199 da panela da marca Incasa e mais os queijos do fondue…

FOTOS: J.F. Diório/Estadão

Não sei como você faz fondue de queijo, mas eu (e imagino que praticamente todo mundo que siga a receita suíça original) começo esfregando alho no fundo e nas bordas da panela de cerâmica, coloco os queijos já ralados, o kirsh, levo ao fogo, mexendo vigorosamente com a colher de pau (riscando o número oito no fundo da panela com a colher…) até a fondue começar a borbulhar. Só então é hora de transferir a panela para o réchaud e levar para a mesa.

Consegui cumprir apenas a primeira parte do ritual, passar o alho na panela. Foi a maior decepção e a noite acabou em pizza.

No dia seguinte, levei a panela de volta à loja (ainda grudada com o resto da fondue, se lavasse a panela ia desmoronar) e a primeira coisa que ouvi foi: “ah, mas a senhora colocou a panela no fogo?”. Mal pude acreditar no comentário, em tom de reprovação. Parecia piada ruim – uma panela que não pode ir ao fogo -, mas pela cara da gerente dava para notar que ela estava falando sério. Óbvio que levei ao fogo, é assim que se faz fondue, disse. Larguei a panela lá e deixei meu telefone.

Não há na caixa qualquer aviso de que a panela não pode ir ao fogo… Mandaram de volta para o fabricante e depois de duas semanas a troca foi autorizada. Falei que queria outra igual e avisei: vou colocar no fogo. A gerente da loja me desaconselhou. O fabricante tinha confirmado que a panela não resiste ao fogo…

Comecei a olhar as outras panelas de fondue da loja – e depois as de outras lojas – e o fato é o seguinte: se não for de inox, ou ferro, as demais panelas de fondue que encontrei não podem ir ao fogo! Pode uma coisa dessas?

Algumas têm aviso na embalagem, outras, como a da Incasa, não. E como se faz fondue com elas? Algumas tem de ir ao fogo em banho-maria, outras devem ser usadas só pra levar o fondue já quente à mesa e você tem de preparar o prato em outro recipiente e transferir, enfim…

Vou voltar a usar a minha panela velhinha, comprada há duas décadas na serra gaúcha. A cerâmica está toda lascada, mas ela aguentou firme 20 anos de fondue, feita no fogo, como manda a tradição.

Quer um palpite? Não vale a pena compra uma panela de fondue que não possa ir ao fogo!

 

Tags: