Paladar

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

Tudo o que você queria saber sobre facas

Confira todos os vídeos da série e aprenda como escolher, afiar, usar e cuidar das suas facas

30 maio 2017 | 19:56 por Patrícia Ferraz

A faca é o instrumento de cozinha mais antigo e o mais venerado. Se bem usada, vira extensão da mão do cozinheiro e abre caminhos. Mas seu uso levanta diversas questões até nos mais experientes chefs. Por isso, fiz uma série de vídeos – foram cinco, publicados um a cada dia na semana passada – sobre facas para responder a perguntas como: quantas facas você realmente precisa ter?; como afiar facas e outros utensílios cortantes?; como escolher uma faca e o instrumento certo para afiá-la?; como usar cada tipo de faca?. A série termina com seis lições de como estragar sua faca (é bem mais fácil que parece).

Abaixo, reuni todos os vídeos da série. Confira!

 

Ficou com água na boca?

DE QUANTAS FACAS VOCÊ PRECISA?
Quando a gente vê aqueles cepos repletos de facas de todos os tamanhos na vitrine, fica imaginando que precisa ter todas elas para poder cozinhar tudo o que quiser. Não é bem assim, como admite Fábio Barbeiro, gerente de vendas da Zwilling, loja especializada nos Jardins.

 

 

 

COMO AFIAR SUAS FACAS?
Qual o melhor método, a pedra, a chaira, os afiadores? O mestre cuteleiro Flávio Duprat mostra qual instrumento escolher para cada faca e ensina a afiá-las.

 

 

 

COMO ESCOLHER UMA FACA E OS INSTRUMENTOS PARA AFIAR
O rei da cutelaria Romeu Gattas ensina a escolher a faca, a pedra e a chaira e as bainhas para guardar.

 

 

 

COMO USAR CADA FACA
O professor Helio Takeda, da Universidade Anhembi Morumbi, mostra como usar as três facas essenciais da cozinha e como afiar cada uma delas.

 

 

 

COMO ESTRAGAR SUA FACA EM 6 LIÇÕES
Estragar uma boa faca é mais fácil do que parece e há boas chances de que você esteja estragando as suas facas sem perceber.

 

 

FOTO: Karsten Moran/NYT

Tags: