Paladar

Concurso Eisenbahn: resultado sai dia 8

20 março 2010 | 12:21 por Roberto Fonseca

A cervejaria Eisenbahn, de Blumenau, realizou hoje de manhã a terceira edição do seu concurso Mestre-Cervejeiro, depois de muita especulação sobre o destino do torneio – havia receio de que, após a aquisição da microcervejaria pela Schincariol, ele fosse deixado de lado, o que não ocorrreu. Participaram 58 cervejas de todo o País, em uma única categoria: Belgian Dubbel. O  vencedor, como já ocorreu nas edições anteriores, terá direito a produzir 3 mil litros de sua cerveja na fábrica de Blumenau. A leva seré comercializada depois. O anúncio dos três primeiros colocados será feito dia 8 no Bar Anhanguera, mesmo local em que ocorreram as análises pelos jurados. 

Em termos gerais, pude notar, pelas 12 cervejas que analisei – nove na eliminatória, da qual uma foi para a final, e três na decisão – que os concorrentes fugiram um pouco do estilo dubbel, em especial na quantidade de lúpulo utilizada e na falta de doçura residual, característica do estilo. Mas problemas sérios -defeitos – ocorreram com apenas duas das cervejas. Anotei minhas avaliações sobre todas elas e gostaria muito de poder informar os cervejeiros, que prezam o retorno sobre suas crias, mas este ano a Eisenbahn foi mais esperta e criou numerações para os cervejeiros enviarem suas garrafas e, depois, uma outra escala para ser apresentada aos jurados. Very clever.

Embora os números não possam ser considerados,o resultado final ficou assim:

Ficou com água na boca?

1º Lugar: Número 53, que teve 83,2 pontos em 100 no resultado combinado (eliminatórias mais final) e, apenas na final, 85,4. Cerveja de cor castanho-escura e brilho rubi;espuma bege clara, de média a alta formação e média duração. Aroma de banana, passas, malte, pão; sabor de malte, leve adocicado, frutado (banana), álcool pronunciado (poderia até ser um pouco menos persistente) mas ainda em balanço com os outros elementos, leve licorosidade; corpo médio a alto, amargor médio a baixo, final seco e frutado. Uma bela cerveja, que, da minha parte, levou nota 80em 100.

2º Lugar: número 26 – 76,7 pontos em 100

3º Lugar: número 64 – 75,2 pontos em 100

Agora é aguardar a divulgação dos resultados. Boa sorte aos participantes. Se você, cervejeiro, souber do seu número de inscrição, escreva para o blog, tenho anotações sobre 12 cervejas que podem servir de feedback.

A boa notícia, no final,foi de que a Schin se comprometeu a realizar a quarta edição do concurso, por meio do novo responsável pelas marcas especiais. A guardar na agenda.

Tags: