Paladar

Concurso Mestre-cervejeiro: os finalistas, parte 4

04 abril 2010 | 18:18 por Roberto Fonseca
O santista Edwar Fonseca. Foto: Arquivo Pessoal

O santista Edwar Fonseca. Foto: Arquivo Pessoal

O segundo representante paulista na final do concurso é do litoral sul. Edwar Bustamante da Fonseca, de 36 anos, é analista de sistemas da HP e produziu a Mont Serrat Dubbel, homenagem ao famoso monte que fica em Santos, em parceria com o amigo e médico veterinário Gilberto Oliveira, com quem criou, também, a Conscerva, ou Confraria Santista da Cerveja. A participação na final do torneio é mais uma emoção para o cervejeiro, que deve ser pai nas próximas semanas. Confira mais:

1) Quando começou a se interessar por cerveja?

Ficou com água na boca?

Bebo as comerciais desde 18 anos. Experimentei outros sabores quando começaram a despontar com a Erdinger. Artesanais, desde 2008.

2) E quando começou a fazer cerveja?

Fiz curso junto com o Gilberto, do Afonso (Landini, de Campinas), da Turma e compramos o equipamento em dois para dividir os custos. Desde então, não paramos de produzir.

3) Como foi a produção da cerveja para o concurso?

Nós planejamos usar alguns ingredientes importados, aproveitando que o irmão do Gilberto estava nos EUA. Mas ai ele trouxe só uma parte e justo o fermento ele esqueceu. Super ansiosos, tivemos de nos virar com o que tínhamos a disposição.

4) Qual a sua cerveja favorita?

Colorado Demoiselle, Bamberg Schwarzbier e Eisenbahn Weizenbock

Tags: