Paladar

Confira os vencedores do 7º Concurso Nacional da Acerva

10 junho 2012 | 17:22 por Roberto Fonseca

Logo do concurso (Crédito: Acerva Paulista/Divulgação)

Bem, nobres leitores do blog, entre quinta-feira e hoje a cidade paulista de Piracicaba recebeu cervejeiros de todo o Brasil – e convidados da América do Sul e Estados Unidos – para a sétima edição do Concurso Nacional da Associação dos Cervejeiros Caseiros e Artesanais (Acerva) – este ano organizada pela Acerva Paulista. Foram quase 300 cervejas participando em cinco categorias: American IPA, Doppelbock, Irish Red Ale, Russian Imperial Stout e Estilo Livre (Specialty/Spice, Herb and Vegetable) – neste último caso a exigência era de que levasse algum ingrediente brasileiro.

Fiz parte do júri da categoria livre, ora com a norte-americana Nicole Erny, do curso de formação cervejeira Cicerone e com o integrante do BJCP Léo Sassen, ora com os integrantes do BJCP Renê Aduan e Humberto Fröhlich. Nos dois casos, fiquei feliz em poder aprender mais sobre cerveja e sua avaliação. Certamente são lições que passarei a utilizar a partir de agora. Havia cervejas com ingredientes bastante interessantes, como o até então obscuro para mim “maná cubiú”. Algumas cervejas deram bem certo, outras nem tanto. Como sei que minha letra pode ser um pouco indecifrável, postarei as impressões das concorrentes que avaliei no próximo post.

Ficou com água na boca?

No geral, o evento pareceu bem organizado, apesar de alguns problemas de horário. Mas, seguindo a lógica da South Beer Cup, deixo o espaço aqui aberto para quem tiver críticas se manifestar e podermos conferir o ocorrido com a organização. Sem mais delongas, vamos aos vencedores, cuja lista obtive com o Pablo Carvalho, de Minas Gerais, e a Karine Antonini, a quem agradeço (tive de sair antes do resultado no sábado). Se alguém tiver alguma retificação ou mais detalhes sobre os vencedores e puder passar, agradeço.

Estilo American IPA
Ouro: Bruno Faria Lopes (RS)
Prata: Rafael Tonera (SC)
Bronze: André Baptista (SP) – integrante do grupo de produtores Sete Jarros: Flávio Isaac, André, Cassius Riul, Clodoaldo Rulli e Guilherme Torres

_______

Estilo Doppelbock: 
Ouro: Eduardo Nunes Rodrigues (SP), com a cerveja Casa Nova. A cerveja ganhou ainda o prêmio Best of Show, escolhida entre as campeãs de cada categoria.
Prata: Cristian Nazareno (MG), com a cerveja Profana
Bronze: Thiago Rocha dos Santos (RS), com a cerveja Baphomet Bock, do clube Santaclaus

_______

Estilo Irish Red Ale 
Ouro: Everton Sérgio Estracanholli, de São Carlos (SP)
Prata: Livia Maria Fernandes (PR), da Cervejaria Tormenta
Bronze: Marcelo Citadini Alevato (SP)

_______

Estilo Russian imperial Stout 
Ouro: Sergio Augusto Mantoano Buzzi (RJ)
Prata: Guenther Sehn (RS)
Bronze: Murilo Foltran (PR) / DUM Cervejaria
Menção: Frederico Ming (SP)

_______

Estilo livre com ingrediente brasileiro
Ouro: Anuar Tarabai (PR) – Imperial Stout com castanhas brasileiras e flor de sabugueiro
Prata: Ricardo Rosa (RJ) – Saison com suco azedo de abacaxi
Bronze: Marcelo Citadini Alevato (SP) – Barley Wine com suco de uva e carqueja, maturada em carvalho
Menções: Rudolf Schützer (SP) – que enviou um mead de amora com açaí – e James Jimenez Hernandez (SC), com uma American Pale Ale que teve adição de maná cubiu

______

Ocorreu ainda um interessante concurso de melhor design de rótulo cervejeiro, cujas imagens vencedoras podem ser vistar neste link do blog da Acerva Paulista:
Ouro: Bruno Zanetti Westin (MG) – Cerveja Apache
Prata: Frederico Ming (SP)- Cerveja Capitu
Bronze: David Figueira (SP) – Cerveja Greta (Lamas Bier e Cerveja McDuff)
Menções: Christian da Cruz (SP), com a Zelt Bier; Pedro do Vale (SP), com a Indio Pede Apito; Alexandre Xerxenevsky (SP), com a Lewis Craft Brewery – Belgian Tripel; Demetrius Rocha (MG), com a Timboo; Rafel Cadilhe David (PR), com a Moonshine Brewery ESB

Em tempo: atenção, vencedores de cada categoria. Por favor entrem em contato para passar mais informações sobre suas receitas. Estou à procura de vocês.

Tags: