Paladar

3º concurso Mestre-cervejeiro da Eisenbahn deve ser no estilo dubbel

24 novembro 2009 | 21:36 por Roberto Fonseca

Depois de alguns meses de suspense – e de alguma pressão das associações de cervejeiros -, a Eisenbahn decidiu manter a terceira edição do Concurso Mestre-Cervejeiro. O site da microcervejaria, comprada no início de 2008 pelo grupo Schincariol, informa que regulamento e inscrições serão divulgados a partir do dia 30/11, segunda-feira. Até agora, a assessoria da Eisenbahn dizia que a realização do concurso estava indefinida.

A primeira edição, realizada no final de 2007, premiou o cervejeiro caseiro carioca Leonardo Botto, com sua Dama do Lago. Na segunda, que teve um estilo definido – o robust porter -, quem levou a melhor foi o Ivan Steinbach, de Joinville, com sua Joinville Porter, já avaliada aqui. Resta saber se a microcervejaria optará por modelo de estilo aberto ou definido, e quanto tempo dará para os cervejeiros prepararem suas concorrentes, o que pode ser essencial no caso de algumas receitas que levam mais tempo para atingirem seu estado ideal. A conferir.

Em tempo: este humilde blog apurou há pouco, com fonte paulista (seria o Senhor Lúpulo de novo? rs), que o concurso deve ter estilo fixo: deve ser, se tudo seguir como hoje e não houver mudança, o belgian dubbel. E a previsão é de que ocorra entre janeiro e fevereiro de 2010, para que os cervejeiros caseiros tenham tempo de se preparar.

Ficou com água na boca?