Paladar

Melhores de 2011, parte 52: Female Carioca

30 janeiro 2012 | 12:11 por Roberto Fonseca

Female Carioca; da esq. para a dir., Tatiana Gomes, Luciane Tavares, Flavia Melo, Talita Figueiredo, Regina Carvalho e Eduarda Dardeau (Foto: Arquivo pessoal)

Veja os votos das cervejeiras caseiras Tatiana Gomes, Luciane Tavares, Flavia Melo, Talita Figueiredo, Regina Carvalho e Eduarda Dardeau, da confraria cervejeira Female Carioca, do Rio de Janeiro (RJ):

Nota das Females: é muito difícil, em um grupo de seis, escolher apenas uma cerveja para cada categoria. Muitas cervejas excelentes foram citadas e fazem parte do nosso dia a dia, mas acabaram ficando de fora.

Melhor lager nacional
Bierland Vienna. A vienna é maltada e equilibra bom dulçor e amargor. É uma ótima opção nacional.

Melhor ale nacional
Seasons Green Cow IPA. Um cerveja que surpreende pela coragem de lupular, além de ser muito equilibrada e bem-feita.

Melhor lager importada para o Brasil
Brooklyn Lager. Uma das melhores cervejas “de trabalho”, boa relação custo-benefício. Extremamente perfumada e refrescante.

Melhor ale importada para o Brasil
La Trappe Quadruppel oak aged. A versão oak aged, na opinião da maioria das FemAles, tornou a quadruppel ainda melhor.

Melhor cerveja caseira
Dum Petroleum, de Curitiba (PR). Essa foi a categoria mais difícil de ser votada entre nós, pois cada uma provou e votou em uma caseira diferente. Em uma mudança de voto, a Dum, que é uma excelente cerveja, potente e marcante, conseguiu a maioria.

Melhor cerveja de 2011, aqui ou lá fora
St Feuillien Grand Cru. A cervejaria já é muito boa, e a Grand Cru, que chegou ao Brasil em 2011, não fez por menos. Foi praticamente unanimidade entre as meninas.

Novidade do ano
Inovações de microcervejarias, principalmente na busca de se criar uma identidade cervejeira nacional.

Melhor fato cervejeiro
A parceria entre cervejeiros caseiros e indústrias.

Pior fato cervejeiro
Imposição de regras de como devemos proceder para contribuirmos com a cultura cervejeira, aliada à vaidade do mundo cervejeiro, a burocracia e a carga tributária impostas pelos governos.

Tags: