Paladar

Melhores de 2012, parte 43: Alexandre Willerding

21 janeiro 2013 | 21:30 por Roberto Fonseca

Foto: Arquivo pessoal

Alexandre Willerding, criador da cerveja Diabólica, de Curitiba (PR):

1) MELHOR ALE NACIONAL

Ficou com água na boca?

Diabólica IPA, com a qual tenho um relacionamento emocional e acho que dispensa explicações … 😀

2) MELHOR LAGER NACIONAL

Imagine estar em Treze Tílias (SC), o tirol brasileiro, em meio a paisagens bucólicas, a uma temperatura de 5°C, comendo um eisbein no restaurante Edelweiss acompanhado dos irmãos Bierbaum. Impossível não ter a Bierbaum Dunkel na memória como a melhor lager em 2012.

3) MELHOR ALE IMPORTADA

Duchesse de Bourgogne, uma flanders red ale que chegou ao Brasil no final do ano pela importadora Best Beers. Primeiro, é claro, pelo estilo muito pouco disponível por estas bandas, mas o fato é que ela é surpreendente. Uma série de aromas e um paladar de qualidade indiscutível.

4) MELHOR LAGER IMPORTADA

Brooklyn Lager, da importadora Beermaniacs. Não é uma novidade de 2012 mas, na minha opinião, continua sendo uma das melhores diversões, entre as lagers, nos bares e lojas aqui no Brasil. Claro que, se pudesse, a deixaria empatada, em diversão, com a nossa amiga do velho continente Pilsner Urquell.

5) MELHOR CHOPE

Diabólica Pale Ale, pois fazia tempo que eu não encontrava uma cerveja com tanto drinkability e, ao mesmo tempo, ótimas qualidades sensoriais. Uma autêntica inglesa pra nos acompanhar uma noite inteira no pub.

6) MELHOR BAR CERVEJEIRO

Cervejaria da Vila, em Curitiba, que em 2013 vai fazer 9 anos. Posso afirmar seguramente que foi um dos pioneiros da cerveja especial no Paraná. No início, vendia exclusivamente Eisenbahn, mas com o passar dos anos foi oferecendo cada vez mais cultura cervejeira. Está cada vez melhor e hoje tem garantido o seu posto de destaque nacional.

7) MELHOR CERVEJA CASEIRA

Uma altbier feita a três mãos: Alberto Basso, Vinicius Carpentierie e eu. Fizemos no último mês de 2012 e bebemos recentemente o resultado. Usamos uma bela levedura líquida disponível na Bio4 Soluções Biotecnológicas. Fantástica!

8) MELHOR CERVEJA DO ANO, AQUI OU LÁ FORA

Acho que sou meio tradicional, pois continuo considerando a Meantime India Pale Ale, da importadora Beermaniacs, uma das melhores cervejas que já tive a oportunidade de provar. Gosto sobretudo do equilíbrio das clássicas ales inglesas.

9) RÓTULO MAIS BONITO DO ANO

Diabólica Pale Ale, feito pelo artista plástico Rafael Silveira, que, antes de virar rótulo, é um fantástico quadro pintado a óleo que ficou exposto na galeria Choque Cultural, em São Paulo, entre novembro e dezembro de 2012.

10) NOVIDADE DO ANO

Apesar de ressalvas quanto ao relacionamento entre alguns festivais e seus expositores, a quantidade de eventos cervejeiros realizados em 2012 é uma ótima novidade. Ouvi comentários muito positivos a respeito desses eventos vindos de consumidores ainda não envolvidos pela cerveja especial.

11) MELHOR FATO CERVEJEIRO

A evolução do mercado cervejeiro de uma maneira geral. Eventos cervejeiros, cursos de sommelier de cerveja, cervejarias, importadores, brewpubs, bares e lojas se multiplicaram pelo Brasil em 2012. Isso tem preparado o público em geral para entender e desejar a “cerveja de verdade”.

12) PIOR FATO CERVEJEIRO

Acredito que os cursos de sommelier de cerveja precisam dar atenção a algo ruim que vem  acontecendo. Tenho percebido que muitos formados nesses cursos estão mais para “torcedores” de cervejarias, cidades, bares e/ou estilos do que realmente sommeliers. Isso pode criar um ambiente de desconhecimento e até preconceito com ótimos produtos.

Tags: