Paladar

O MELHOR DE 2009, parte 25

19 janeiro 2010 | 20:08 por Roberto Fonseca

A beer sommeliére Kathia Zanatta. Foto: Arquivo Pessoal

A moça da foto acima se chama Kathia Zanatta, é beer sommeliére e, no ano passado, foi jurada do European Beer Star, concurso internacional de cerveja realizado na Alemanha. Também tem escrito reportagens para a revista especializada Beer Life. Embora tenha produzido uma lista de votos bem variada, é possível perceber uma “quedinha” dela pelas produções belgas. Confira:

1) A ‘top das tops’ de 2009
A Tripel Karmeliet continua sendo imbatível

Ficou com água na boca?

2) Melhor ale
Para não repetir a Tripel Karmeliet, a Urthel Hop-it, holandesa

3) Melhor lager
Trumer Pils, austríaca

4) Destaque nacional
Eisenbahn Lust, reconhecida internacionalmente pela revista americana Imbibe-liquid Culture como uma das 100 Melhores Cervejas do mundo.

5) Destaque importado
A vinda das cervejas Boon para o Brasil, uma das melhores e mais autênticas Gueuze e Krieks da Bélgica.

6) Novidade cervejeira
A vinda do curso de Beer Sommelier para o Brasil, trazido pela Cilene (Saorin, mestre-cervejeira e beer sommeliére) em parceria com a Doemens (instituto alemão reconhecido pelo ensino cervejeiro).

7) Fato cervejeiro
A qualidade e a presença de personalidades cervejeiras mundiais na feira Brasil Brau, demonstrando a valorização do mercado cervejeiro brasileiro no mundo.

8) Pior momento cervejeiro
A burocracia do nosso Ministério da Agricultura (MAPA), como também mencionou o (cervejeiro caseiro Leonardo) Botto, que acaba por prejudicar o desenvolvimento de produtos inovadores, criativos e autênticos no mercado nacional.