Paladar

O MELHOR DE 2009, parte 32

28 janeiro 2010 | 11:45 por Roberto Fonseca

David Figueira e Alex Wirz Vieira, da Acerva Paulista. Foto: AcervA Paulista

David Figueira e Alex Wirz Vieira fazem parte da diretoria da AcervA Paulista, que reúne os cervejeiros caseiros e artesanais do Estado. Embora tenham escolhido uma cerveja americana como ‘top das tops’, eles privilegiaram as produções nacionais (e, mais especificamente, as paulistas) na votação. Confira:

1) A ‘top das tops’ de 2009
Arrogant Bastard da Stone: a Stone é uma microcervejaria… Tá bom, talvez não seja mais uma micro, mas mantêm a alma do que queremos chegar aqui no Brasil. É uma cervejaria com fortes raízes no movimento homebrewer californiano. A Arrogant Bastard é uma típica americana hiperlupulada. Muito amarillo (tipo de lúpulo) para os amantes dessa variedade.

Ficou com água na boca?

2)Melhor Ale
Colorado Black Rapadura Vintage Ale: essa cerveja é o néctar dos deuses! Pena ainda não ter sido lançada! A culpa não é da Colorado. Mas há um lado bom: nós não conseguiríamos deixar maturar por tanto tempo (não fosse a demora)!

3) Melhor lager
Wäls Bohemian Pilsen: é uma representante genuína do estilo. Por que pagar tão caro na Pilsner Urquell no Brasil se temos essa preciosidade mineira por aqui.

4) Destaque nacional
Colorado Índica e Bamberg Rauchbier! As melhores cervejas do Brasil, que nunca deixamos faltar na geladeira!

5) Destaque importado
Trappistes Rochefort 10! Não é mais novidade no Brasil, mas é uma excelente cerveja, ótima representante das trapistas!

6) Novidade cervejeira
Weizenbock da Bamberg, lançada no encontro do Brejas em São Paulo, e a medalha de prata da Bamberg pela Rauchbier (no European Beer Star)

7) Fato cervejeiro
O crescimento da AcervA Paulista e sua disseminação por todo Estado de São Paulo. O fechamento com chave de ouro em 2009 com o local para sua sede, no Bar Brejas em Campinas e o lançamento em 2010 do concurso estadual de cervejeiros caseiros patrocinando pela Bamberg (nota do blog: esta última não vale! É só sobre fatos de 2009!!!).

8) Pior momento cervejeiro
A falta de uma legislação mais flexível para pequenos produtores e a morosidade do Ministério da Agricultura para a liberação de novas cervejas.