PUBLICIDADE

Blogs

B.O.B.

B.O.B.

OS MELHORES DE 2009, parte 20

Um dos donos da Cervejaria Abadessa, de Pareci Novo (RS), Herbert Schumacher tem nome alemão e produz estilos alemães de cerveja, mas acabou escolhendo as trapistas belgas em seu 'top 10'. Depois de lançar uma altbier em Porto Alegre no final do ano, ele agora prepara o início da venda de suas crias para São Paulo - o que gera grande expectativa deste que escreve, pela qualidade de algumas das receitas, como a Export e a Emigrator Doppelbock. Veja como ele votou:

PUBLICIDADE

1) A 'top das tops' de 2009

Continuam sendo as trappistas, entre elas Westvleteren Extra 8 e Westvleteren Abt 12

PUBLICIDADE

2) Melhor ale

Schumacher Alt, de Düsseldorf (Alemanha)

PUBLICIDADE

3) Melhor lager

Na Alemanha, a Andechser Doppelbock, do Monastério de Andechs, e a Augustiner Edelstoff, de Munique.

PUBLICIDADE

4) Destaque nacional

O esforço de todas as microcervejarias brasileiras, AcervAs, blogs, escritores, da revista BeerLife e de outros colaboradores em construir uma nova cultura cervejeira no Brasil.

PUBLICIDADE

5) Destaque importado

Erdiger Urweisse. A já famosa Cervejaria de Erding, depois das pseudo-weizenbiers, finalmente fez uma de qualidade.

PUBLICIDADE

6) Novidade cervejeira

Abertura do BierMarkt em Porto Alegre; um bar com uma variedade de oito cervejas artesanais em barris perfeitamente acondicionados e servidos com cultura cervejeira.

7) Fato cervejeiro

Cada evento do "Extra-Malte" para um mundo cervejeiro melhor, de Sady Homrich, no Studio Clio em Porto Alegre, e também a excursão para Munique (Oktoberfest + Drinktec), Bamberg e Pilsen onde fomos (um grupo de cervejeiros gaúchos) aperfeiçoar conhecimentos cervejeiros.

8) Pior momento cervejeiro

O não cumprimento das promessas feitas pelo governo gaúcho para a AGM (Associação Gaúcha das Microcervejarias) para a Brasil Brau 2009 (nota do blog: leia-se patrocínio para as micros montarem stands e transportarem suas cervejas).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE