Paladar

OS MELHORES DE 2009, parte 8

24 dezembro 2009 | 16:43 por Roberto Fonseca

Rodrigo Campos, do blog Paraquevocerveja. Foto: Arquivo pessoal

Depois de passar o dia cuidando de bocas alheias, o cirurgião dentista Rodrigo Campos, de Fortaleza, dá um trato na própria com boas cervejas. No início de 2009, ele resolveu criar um blog sobre a nobre bebida, o Paraquevocerveja. Apesar da distância geográfica dos grandes centros de produção e venda cervejeiros do País (uma das injustiças que ainda precisa da implantação de um PAC, o Plano de Atendimento Cervejeiro), o blog tem posts bastante interessantes. Veja os votos dele na enquete deste diário virtual.

1) A ‘top das tops’ de 2009
Rochefort 10, com outras bem perto!

Ficou com água na boca?

2) Melhor ale
Gouden Carolus Cuveé van de Keizer Blauw

3) Melhor lager
Wäls Pilsen

4) Destaque nacional
Eisenbahn Dunkel. Dois bronzes seguidos em 2007/08 e o ouro este ano no European Beer Star são prova de qualidade e consistência. Além disso, depois da aquisição da Eisenbahn pelo grupo Schincariol, a distribuição desta cerveja melhorou consideravelmente, podendo ser encontrada em quase todo País e por preço justo! Ela é a prova de que cerveja escura no Brasil pode ir muito além da famigerada Malzbier.

5) Destaque importado
As cervejas Ola Dubh que chegaram ao Brasil. Impressionante mistura de sensações de uma ale forte com os aromas e sabores vindos dos barris de uísque. A utilização de barris que serviram para guardar variados tipos de bebidas (como vinhos, uísque e bourbon) para maturar cerveja e dar a ela maior complexidade é algo recorrente fora do Brasil, principalmente nos EUA. Quem sabe os produtores brasileiros se animem com isso!

6) Novidade cervejeira
Colocaria pelo menos duas cervejas brasileiras neste tópico: Wäls Quadruppel e Colorado Vintage Black Rapadura. A primeira mostra mais uma vez a ousadia que esta cervejaria mineira sempre teve. Desta vez fizeram uma cerveja que maturou com chips de carvalho previamente embebidos em cachaça. Bem que poderiam apostar agora em fazer o processo diretamente em barris utilizados para envelhecer cachaça! Já a Colorado, apesar de ainda não ter sido lançada por problemas com o registro no Ministério da Agricultura, já se revelou uma senhora cerveja, de padrão elevadíssimo! Espero que chegue ao mercado com um preço praticável!

7) Fato cervejeiro
Brasil Brau 2009. Apesar de a feira ser voltada para o setor (e fechada ao público), foi uma vitrine para mostrar a evolução do mercado brasileiro de cervejas especiais: novas cervejas brasileiras foram apresentadas, várias novas microcervejarias nacionais estavam presentes e as cervejas americanas foram apresentadas pela primeira vez ao público brasileiro, o que gerou grande expectativa pela comercialização delas por aqui. Esta edição da maior feira de tecnologia cervejeira da América Latina mostrou que estamos em pleno crescimento e com possibilidade de crescer muito mais!

8) Pior momento cervejeiro
Pilsner Urquell a 40 Reais no Brasil! Impossível entender como uma cerveja que custa 1 EURO na Europa chegue por aqui a este preço. Com certeza não foi por causa dos impostos. Infelizmente este é somente um exemplo do que tem ocorrido com muitas cervejas que chegam ao Brasil, incluindo algumas que coloquei como destaque. Quando será que veremos uma realidade diferente? Preços mais reais? Este ano os preços aumentaram muito, destacando-se negativamente.