Paladar

Ufa…e obrigado!

03 agosto 2010 | 21:29 por Roberto Fonseca
Biertruppe Vintage conferida sob a luz da degustação de cervejas em barril de madeira. Foto: Giovana Girardi

Biertruppe 1, ou VNTG, sendo conferida sob a luz da degustação de cervejas em barril de madeira. Foto: Giovana Girardi

Uma das maiores preocupações de quem vai fazer um evento que dependa da reunião de pessoas é, justamente, que elas apareçam. Desde uma festinha de aniversário infantil até um comício eleitoral, o frio na barriga é inevitável. Confesso que, por alguns instantes, tive essa impressão antes de chegar às degustações de cerveja que comandei dentro do evento Paladar do Brasil. Mas durou pouco: dos 30 lugares reservados nos dois dias, ficamos próximos da lotação, com ingresso a R$ 65.

Vendo as pessoas ali reunidas, o temor de sala vazia passou (obrigado aos que puderam comparecer). E foi imediatamente substituído pelo de não saber responder todas as perguntas da plateia. Inevitável a comparação com a sensacional cena de “Curso de Verão”, em que um dos personagens principais (chamado de Chainsaw) repete o diálogo que se tornou emblemático para uma geração de estudantes:
– Querido, você quer ovos ou bacon?, pergunta a mãe no café
– Eu não sei, responde Chainsaw
– Como se soletra gato?, emenda a irmãzinha
– Eu não sei… eu não sei nada. Eu não sei nada! Eu não sei nadaaaaaaa! Aaaaaahhhhh…

Ficou com água na boca?

Passada a sessão bizarrices, acho que foi tudo bem e, no geral, as pessoas tiveram suas dúvidas respondidas. Abaixo, porém, listo algumas correções que constatei após as palestras. Se lembrarem de mais alguma, avisem por favor:

– À moça que perguntou se a Imperial Stout do sábado, no painel das cervejas em madeira, tinha rapadura: você chegou perto. Segundo o produtor, Mauro Nogueira, ela leva açúcar demerara, além de maltes de cevada, trigo e centeio e aveia não-malteada.

– No domingo, houve dúvida sobre o teor alcoólico da Falke Vivre pour Vivre, já que o rótulo indicava 4,5% e 6% em locais diferentes. O teor estimado é de 4,5%.

Tags: