Paladar

Café no 7º Paladar – Cozinha do Brasil

29 abril 2013 | 12:13 por Patrícia Ferraz




Moer o grão, esquentar a água, passar o café e pegar a garrafa de cachaça.  Para mostrar as ligações históricas e produtivas das bebidas, Ensei Neto e Maurício Maia apresentam a aula “Café e cachaça: uma só geografia”, na sexta-feira, 3, às 18h, na 7º edição do Paladar – Cozinha do Brasil.


As semelhanças entre bebidas produzidas na mesma região são o mote para que a dupla conduza uma viagem histórica por regiões produtoras, contando suas características. Com cachacinha para amolecer a conversa e café para despertar.


Os amantes do café ainda terão mais duas oportunidades de apreciar e saber mais sobre a bebida durante o evento. No sábado, 4, Isabela Raposeiras, do Coffee Lab, discute o café nos restaurantes. A dona de uma das melhores cafeterias paulistanas mostra como identificar se a bebida foi bem produzida.


No domingo, 5, Ana Rita Dantas e Ensei Neto relembram técnicas antigas de preparo da bebida e combinam as raízes sertanejas com formas atuais de produção do café.


Confira abaixo a programação:


Café e cachaça: uma só geografia, com Ensei Neto e Maurício Maia
Sexta-feira, 03 de Maio, às 18h
Maurício Maia e Ensei Neto mostram os fortes laços entre o território e dois ícones nacionais, o café e a cachaça. Compreender a geografia de produção de ambos permite conhecer muito da história do nosso País. A dupla conduzirá uma viagem no tempo e no espaço por meio da degustação das duas tradicionais bebidas.


Café no restaurante, com Isabela Raposeiras
Sábado, 04 de Maio, às 16h
A barista mais famosa da cidade ensina a reconhecer um bom café na xícara, entre outros segredos da profissão.


Café sertanejo: degustação histórica, com Ana Rita Dantas Suassuna e Ensei Neto
Domingo, 05 de Maio, às 10h
Entre histórias e a preparação de café sertanejo seguindo rituais há muito abandonados, Ana Rita e Ensei vão proporcionar um (re)encontro de técnicas atuais com raízes da bebida.

Tags: