PUBLICIDADE

Blogs

Como é o seu expresso?

Cada expresso perfeito que chega à xícara é um vencedor. São tantas as variáveis que podem concorrer para o fracasso daqueles 30 mililitros de líquido quente que, mesmo se o grão for indefectível, há modos de boicotá-lo. Moagem equivocada, máquina desregulada, água, compactação do pó no porta-filtro e tempo de extração são alguns exemplos dessas etapas delicadas (e fundamentais). O barista responsável por tirar o expresso deve estar atento a toda essa cadeia, mas não é sempre que esse profissional acerta a mão. Para aprender a identificar o expresso perfeito (e aqueles nem tanto), consultamos a barista Concetta Marcelina, do Senac Aclimação (SP). Veja as dicas: EXPRESSO DOS SONHOS

 

FOTOS: Felipe Rau/Estadão

O que você vai ver:

Em uma palavra, é um café bonito. A crema densa e espessa tem microbolhas, não se desfaz facilmente e esconde o líquido escuro. Essa crema exibe uma cor que se costuma se chamar de avelã avermelhada (ou caramelo avermelhado). Quer um teste simples? Pegue uma colher e mexa três vezes a crema. Veja se ela volta para o lugar. Se sim, você está diante de um campeão.

Sabor:

PUBLICIDADE

Característico do grão. Nos especiais, doçura, acidez, corpo. É uma bebida agradável.

Como ele consegue?

O expresso ideal demora entre 20 e 30 segundos para ficar pronto e contém de 25 a 35 mililitros se contados bebida e creme.

SUBEXTRAÍDO

 

PUBLICIDADE

O que você vai ver:

Crema clara, pouco espessa, que se abre facilmente e com muitas bolhas.

Sabor:

Aguado, insosso. É uma bebida que não se completou. Já viu "água de batata"?

Como ele consegue?

PUBLICIDADE

Acontece quando o barista deixa o grão muito espesso ou mal compactado. No momento da extração, a água desce rapidamente à xícara, sem o contato necessário com o café.

SUPEREXTRAÍDO

 

O que você vai ver:

Aspecto marrom escuro da crema, com uma mancha branca. À volta, perto da borda, é preta, um sinal de que a bebida foi queimada.

PUBLICIDADE

Sabor:

Muito amargor e adstringência. Nem de longe lembra o café agradável.

Como ele consegue?

Uso de pó muito fino ou demasiadamente compactado. A água demora demais a passar pelo café. Assim, se você perceber que a bebida está demorando a cair na xícara e que, quando cai, pinga em gotinhas lentas, pode apostar que será um caso de superextração.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE