Paladar

Eles, de novo

09 novembro 2012 | 21:22 por Patrícia Ferraz

Entre os melhores, mais uma vez o Sul de Minas. Esta noite foi divulgado o resultado do Cup of Excellence Early Harvest 2012, concurso de qualidade de cafés especiais no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). O lote vencedor pertence a Vinícius José Carneiro Pereira, da Fazenda do Moinho, Olímpio Noronha (MG). Seu produto, cultivado a 1.100 metros de altitude, recebeu a nota 91,79 do júri internacional e foi eleito o melhor cereja descascado do Brasil na safra 2012.

 

Na cerimônia de premiação, que aconteceu em Jacarezinho (PR), durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2012, foram anunciados os 24 melhores cafés do ano, segundo a opinião dos jurados. A lista inclui lotes cultivados em São Paulo e Bahia, mas as dez primeiras colocações pertencem aos mineiros, muitos deles de Carmo de Minas, no Sul do Estado. Todos participam do leilão internacional do Cup of Excellence, no dia 10 de janeiro de 2013, via internet.

Ficou com água na boca?

 

Além do campeão, outros dois cafés tiveram notas superiores a 90 pontos. O segundo colocado foi Dimas Mendes Bastos, da Fazenda Serra do São Bento, em Araponga (MG), e o terceiro é um produto do grupo Café Orfeu, na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG).

 

Veja a lista completa dos ganhadores no site da BSCA.

Tags: