Paladar

Prateleira

23 novembro 2012 | 22:32 por Patrícia Ferraz

Quarto volume da coleção ‘Chefs’, dedicada à gastronomia, o recém-lançado ‘Café’ faz amplo panorama da bebida. O título começa com uma apresentação em tom de crônica assinada pelo escritor Luís Fernando Veríssimo e segue com capítulos que tratam da história do café, de seu cultivo e beneficiamento. Há ainda uma seção que traça uma análise do mercado assinada por Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC – Associação Brasileira da Industria de Café, e outra com resenhas de cafeterias no Brasil e no exterior.

 

Nas páginas assinadas pela barista Isabela Raposeiras o leitor encontra um belo roteiro de terroir do grão, no Brasil e no mundo. Quênia, Etiópia, Panamá, Colômbia e Indonésia são alguns dos países abordados, contextualizando a produção e indicando regiões produtoras. É bom guia para se aventurar por novos sabores. Isabela também entrega dicas para reconhecer uma bebida de qualidade, as diferentes variedades de arábica e apresenta os métodos de extração.

Ficou com água na boca?

 

Chefs - Café

FOTO: Divulgação

 

Na parte final, está uma seleção de 100 receitas assinadas por trinta chefs, barmen e baristas. São doces, salgados e bebidas que levam café em sua composição. Na lista estão Alex Atala, Ana Luiza Trajano, Janaína Rueda, Salvatore Loi, José Barattino, Eliana Relvas e Derivan de Souza. “Esperávamos que por volta de dez a doze chefs atenderiam ao convite, por se tratar de um ingrediente muito específico, não muito usado em receitas do dia a dia. Tivemos uma grande surpresa”, diz Carlos Andreotti, editor do livro. “Descobrimos com eles que o café, como ingrediente, tempera e realça o sabor de carnes, peixes, aves e até de massas e saladas”.

 

Amanhã você vê aqui no blog uma das receitas do livro, o coquetel Amado, criado pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó

 

Chefs – Café

Organizador: Carlos A. Andreotti, com fotos de Mauro Holanda

Editora: Melhoramentos

(272 págs; R$ 98)

 

Tags: