Paladar

Fazendo o seu próprio Cappuccino

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Fazendo o seu próprio Cappuccino

Que tal fazer um Cappuccino em casa como um barista?

26 outubro 2017 | 11:24 por Ensei Neto

O Cappuccino é uma das mais consumidas e apreciadas bebidas elaboradas a partir do café expresso. Sua receita, como não poderia deixar de ser, tem origem na Itália, e leva generosa quantidade de leite integral trabalhado na mesma máquina.
Integrante obrigatório dos desafios e das competições de baristas, o Cappuccino deve ter uma parte de café expresso, uma parte do leite vaporizado e uma parte da espuma do leite.
Ao se fazer a vaporização do leite, que você pode observar quando um barista coloca uma haste da máquina de café expresso no leite em uma jarrinha de aço conhecida como Pitcher, o vapor pressurizado dilui o leite ao desagregar suas partículas, alterando sua consistência e formando a espuma.
Em cafeterias com baristas mais experientes, estes podem de quebra fazer desenhos ao verter o leite no café expresso, tornando a apresentação muito divertida.

Existem alguns utensílios no mercado que permitem que você possa brincar de “home barista” e preparar o seu próprio Cappuccino. São peças chamadas de “cappuccinadores” ou “espumadores de leite”. Esses utensílios lembram um pouco a Prensa Francesa, pois têm um êmbolo com uma tela cilíndrica na ponta para, através de um vigoroso movimento de vai e vem, aconteça algo similar quando se aplica o vapor pressurizado no leite.

Inicialmente, o leite deve ser aquecido até uma temperatura entre 60ºC e 65ºC, o que pode ser feito no forno de microondas. Passa-se esse leite aquecido para o jarro, não ultrapassando 1/3 de seu volume total, pois ao fazer o movimento com o êmbolo, ocorre a expansão do conteúdo com a formação da espuma.
É o momento de adicionar esse leite trabalhado à uma xícara com o seu café expresso predileto, que pode ser de cápsula, para facilitar sua vida. Quem sabe se, ao pegar gosto por isso, você não invista numa máquina profissional?

Ficou com água na boca?

Verta cuidadosamente o leite, que se tornou mais viscoso, isto é, como se ficasse mais grosso, no café, que deve estar numa xícara grande de chá. Ao final, com uma colher, complete com a espuma. E pronto!

    Fotos: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Importante lembrar: o leite deve ser integral para um resultado perfeito. Quanto mais gordo, ou seja, maior teor de gordura, tanto melhor será.

Na foto apresento dois modelos que podem ser encontrados no mercado, alguns de marcas bem conhecidas.
Se você fizer, comente conosco.

Bom Cappuccino a todos!

Tags: