Paladar

Frio também é muito bom!

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Frio também é muito bom!

Café preparado a frio ainda vai conquistar você

16 agosto 2017 | 00:15 por Ensei Neto

Costume do brasileiro é beber café quente quase pelando, atendendo o que prega o ditado italiano que diz “um café tem de ser negro como a noite e quente como o inferno…” Mas, nos últimos anos, um preparo de café que vem ganhando muitos adeptos é o chamado Cold Brew, que é a bebida extraída a frio e sempre em garrafas usadas para cerveja.

Café frio?
É isso mesmo!
Mas, não torça o nariz… é bebida refrescante e que vai muito bem com gelo e raspas de limão ou laranja.

Como todo bom café, o que manda é ter grãos de boa qualidade, bem torrados como ponto de partida. Daí, existem dois caminhos para o preparo.

Ficou com água na boca?

Uma forma de preparo é fazer infusão a frio, ou seja, o café torrado e moído fica imerso em água fria por um período que vai de 8 a 24 horas. Outro sistema é o de se fazer uma extração a frio em um equipamento típico de laboratórios de química, que tem o fluxo de água fria controlada por uma torneira, em geral quase que como uma goteira, que passa por uma coluna de café torrado e moído.

FOTO: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

A extração ou infusão a frio produz uma bebida, considerando-se os mesmos grãos, diferente da tradicionalmente preparada com água quente. O resultado é uma bebida mais suave, pois a frio a retirada da cafeína das partículas do café é muito menos eficiente, o que diminui a presença do gosto amargo.

No Brasil, o pioneiro desse produto foi o barista Ton Rodrigues com sua marca True Coffee Brasil. Com o tempo, outros empreendedores começaram a lançar suas marcas, caso da rede Suplicy e da mineira Academia do Café. Versões experimentais também surgiram, como é o caso da capixaba Hop & Cold, que leva lúpulo em sua receita.

Ainda dentro desse segmento frio, em 2015, também pioneiramente pelas mãos do Ton Rodrigues, chegou o Nitro, que é o café que passa por sistema pressurizado como se faz com o chopp, obtendo-se bebida como tal.

Com direito a colarinho e lembrando cerveja ao estilo stout, será, certamente, a bebida de café para a próxima estação ensolarada!

Tags: