Paladar

Novos apetrechos cafeinados do Brasil

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Novos apetrechos cafeinados do Brasil

Conheça alguns dos inventos cafeinados brasileiros que chegaram ao mercado.

24 abril 2018 | 13:49 por Ensei Neto

Mercado em fase retumbante é aquele que apresenta quase que diariamente novidades que vão de estabelecimentos a formas de consumo, puxados por uma legião de apaixonados. Aliás, como em todo segmento, os devotos nutrem verdadeira paixão pelo que fazem.
A mistura de paixão com criatividade leva a produtos e serviços que tornam tudo isso ainda mais forte e dinâmico.

Nos últimos tempos, o Brasil tem sido um verdadeiro celeiro de novos apetrechos, frutos dos criativos inventores brasileiros que puseram suas cabeças cafeinadas para trabalhar.

O moinho manual Bravo Mini, agora em sua Série 2, é criação do engenheiro Gilberto dos Santos Neto.
É um dos melhores moinhos do mercado tanto pela sua eficiência como pela facilidade de uso. Muito robusto, com partes móveis em aço inox, permite que a composição de acabamentos possa ser escolhida no pedido.

Ficou com água na boca?

Fotos: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Depois de moído, é hora de dosar o pó de café para a extração.
É nesse momento que surge um dos problemas mais comuns, que é justamente como fazer isso corretamente.
Medidas em colheres ou colheres medidoras?

Como cada café pode ter variação de densidade, o melhor sistema é o uso de uma balança. As que geralmente o pessoal coffee lover utiliza são eletrônicas, importadas e até comandadas pelo smartphone. No entanto, ter algo simples e prático pode se tornar um grande companheiro para todas as horas e todos os lugares.
Utilizando um princípio muito simples das antigas balanças de régua, a balança portátil Dose Certa da Pressca, produção da catarinense Naxos, é muito eficiente e, principalmente, acessível.

Grãos moídos e pesados, é o momento para a extração. Para essa tarefa, um porta filtro muito bacana chegou ao mercado: o Koar.
O Koar, produto pernambucano, é resultado da pesquisa e inspiração do Fernando Albuquerque Sá. Moldada em cerâmica, que confere belos efeitos coloridos em seu acabamento, possui ranhuras muito pronunciadas que permitem excelente escoamento.

Moinho Bravo Mini S2: bodnariuc@msn.com

Balança Dose Certa Pressca: www.graogoumert.com

Porta Filtro Koar: contatokoar@gmail.com

Tags: