Paladar

O café, o sal e a manteiga

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

O café, o sal e a manteiga

Saiba por que o sal pode ser a salvação da pátria sensorial

06 setembro 2017 | 13:35 por Ensei Neto

Um produto que tem conquistado muitos adeptos é conhecido pelo nome de Bullet Proof Coffee ou o Café a Prova de Balas.

Esse produto, criação do empresário norte americano Dave Asprey, tem como característica anunciada o fato de aumentar o desempenho físico e mental das pessoas que o consomem. A sua receita é simples: um café de excelente qualidade, manteiga sem sal de gado alimentado com produtos orgânicos e óleo de coco.

Observe que a base desse produto é um café de muito boa qualidade, isento de toxinas e outros problemas que podem ser agregados pela presença de sementes de baixa qualidade na composição.

Ficou com água na boca?

Adicionar Manteiga Sem Sal ao café equivale a adicionar creme de leite (afinal, a manteiga é o creme de leite aerado…), o que resulta em sabor semelhante a um bom Café com Leite, que é uma das grandes combinações da humanidade!

É só imaginar um xícara de um belo café acompanhado de um perfumado pão com manteiga na chapa para nossa boca se encher de água!

A adição do óleo de coco eleva bastante o potencial calórico da bebida, o que sugere uma boa sessão de exercícios ou de caminhada para queimar esse excedente energético.

Portanto, essa combinação funciona muito bem porque o café é preparado a partir de sementes de excelente qualidade.

FOTO: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Caso o café seja de qualidade duvidosa ou abaixo da média, quando algum dos componentes do “Trio Calafrio” de defeitos conhecidos pela sigla PVA (Preto, Verde e Ardido) se faça presente, a Manteiga com Sal pode ser a Salvação da Pátria Sensorial…

O Sódio que compõe o Sal de Cozinha é um dos elementos mais importantes na percepção dos gostos e sabores. Nossas respostas aos estímulos gustativos são desencadeadas por processos químicos que acionam células com características semelhantes aos neurônios e, por isso, de ação específica. Nesse cenário, alguns íons ganham importância pelo fato de funcionarem como “chave” que pode abrir ou fechar portas da percepção.

No caso do Gosto Amargo, o íon Sódio funciona como uma chave que fecha portas, ou seja, atenua nossa percepção para aquele gosto.

Fantástico, não é mesmo?

Se lhe servirem um café desagradavelmente amargo, uma pitada de sal melhora a percepção. No entanto, se o gosto amargo é resultado da presença do devastador Creosol (Creolina, Medicinal / Dipirona), proveniente de sementes apodrecidas, o sal pode minimizar o gosto Amargo, mas o estrago no estômago só poderá ser resolvido com o velho companheiro Omeprazol…   

Tags: