Paladar

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

De improviso

15 setembro 2010 | 08:11 por Luiz Américo Camargo

Minha filha me pediu uma receita, para que pudesse levar à escola. Um prato qualquer, que tivesse sido feito em casa. Mas teria de ser uma coisa de que ela gostasse muito. Eu até pensei que ela fosse escolher um ‘cacio e pepe’. Me enganei, ela escolheu outra massa. E eis então que tive de colocar no papel (na tela, na verdade) este espaguete com camarão, tomatinho e rúcula. Meio de improviso, saiu algo assim.

Separe 500 g de camarões médios, já limpos e descascados, doure em um pouco de azeite numa frigideira grande, rapidamente, colocando sal e pimenta-do-reino. Adicione um pouco de vinho branco, deixe ferver até evaporar. Junte um pouco de molho de tomate (mais fresco, não muito apurado, feito previamente) e uma boa quantidade de tomates-cereja, abertos no meio. Cozinhe o espaguete e, quando estiver al dente, acrescente à frigideira com o molho, misturando tudo muito bem. Salpique algumas raspas de limão. Sirva colocando folhas (rasgadas) de rúcula sobre o prato, adicionando um fio de azeite por cima.

(Se tiver mais tempo disponível – além de uma máquina para macarrão – e preferir usar massa fresca, faça um tonnareli; de preferência com farinha de grão duro)

Ficou com água na boca?