Paladar

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

Peixe assado

24 agosto 2010 | 06:13 por Luiz Américo Camargo

Estamos num bom momento para a anchova. O preço está razoável, a qualidade do peixe também agrada… Sem contar que esta espécie se presta a preparos simples, seja dourando o filé na frigideira, com um fio de azeite, seja assando o bicho inteiro, com ervas, legumes. Eu preferi a segunda opção e preparei uma receita sugerida pelo restaurante Picchi, publicada num especial de Páscoa do Paladar (já faz tempo).

A pressa, a correria? Isso não é desculpa. Peça ao peixeiro para deixar a anchova limpinha (eviscerada e sem escamas), separe os demais ingredientes e leve ao forno. No total, o processo todo é muito rápido – são trinta minutos assando, mais ou menos. É o tempo que se levaria para aprontar ou comprar uma gororoba qualquer. Com a vantagem de que vocês vão comer bem, com direito inclusive a uma vistosa performance: é ótimo retirar a assadeira do forno, levantar o papel alumínio e, por sob o vapor perfumado, encontrar o peixão inteiro, com seus acompanhamentos. Um prato rústico e atraente. Depois me contem, por favor. Sim, claro: eis aqui a receita.

Anchova mediterrânea
(Para 4 pessoas)

Ficou com água na boca?

Ingredientes
1 anchova inteira (de aproximadamente 2 quilos)
1 cebola
2 tomates
2 abobrinhas
Azeitonas a gosto
100 ml de vinho branco
Alecrim fresco a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta

Preparo
Tempere a anchova, aberta pela barriga, devidamente limpa, com sal e pimenta. Em uma assadeira, coloque o peixe e em volta, disponha os legumes, cortados em fatias grossas. Coloque também ramos de alecrim. Despeje o vinho branco e o azeite no peixe. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio para alto (a 180ºC) por mais ou menos 30 minutos. Durante o cozimento, regue o peixe com o caldo da assadeira a cada 10 minutos. Para saber se o peixe está pronto, espete com um palito: quando não houver resistência, o peixe está no ponto. Sirva-o na própria assadeira.