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Pourquoi?

Vai começar mais uma Restaurant Week. A iniciativa, em tese, é sempre muito boa, democrática, fomentadora de bons hábitos etc. Só não entendi, nesta presente edição, o tanto de pizzarias, cantinas e restaurantes baratos que entraram no evento. Não por discriminação, nada disso. Mas eles já não praticam, regularmente, preços próximos dos sugeridos pelo festival? Algumas casas tradicionais, por outro lado (como Antiquarius e La Brasserie), deixaram de participar, comparando com a lista do ano passado. Em seu princípio, cotejando com o que acontece em NY, a ideia da RW não é justamente aumentar a base de frequentadores de restaurantes? Criar, para o visitante menos abonado, a possibilidade de conhecer um estabelecimento mais caro - e quem sabe gostar, e quem sabe até se tornar um cliente futuro? São Paulo, a meu ver, está precisando exatamente disso, da expansão do mercado consumidor (aumentando a escala, fazendo mais couverts por dia, quem sabe nossos empreendedores conseguer rever seus preços; para baixo, digo). Será que essa peculiar reinterpretação local do festival seria, como diz Caetano Veloso, mais um sinal da "originalidade fatal' dos brasileiros?

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