Paladar

O Cachacier

Tudo sobre cachaça, por Mauricio Maia

Cúpula da Cachaça vai discutir os desafios do setor

Grupo formado por 13 dos maiores especialistas em cachaça do País se reúne em Analândia para debater o futuro do destilado nacional

25 janeiro 2017 | 19:36 por Mauricio Maia

A cachaça resistiu à crise e o mercado segue se desenvolvendo, com produtos melhores e mais diversificados a cada dia. As chances de crescimento são ainda maiores agora, com a reinclusão do setor no Simples Nacional (regime fiscal simplificado). Mas falta muito ainda a ser feito no caminho da profissionalização do mercado e na valorização do destilado nacional brasileiro.

Para discutir os próximos passos, a Cúpula da Cachaça vai realizar dos dias 27 a 29 de janeiro, em Analândia (SP), o seu quinto encontro. Os 13 especialistas que compõem o grupo multidisciplinar dedicado a iniciativas e pesquisas sobre o universo da cachaça debaterão, durante três dias, os grandes desafios do setor.

 

Ficou com água na boca?

Logo do 5º encontro da Cúpula da Cachaça

Logo do 5º encontro da Cúpula da Cachaça – parceria e cobertura exclusiva do Paladar. FOTO: Mauricio Maia/Arquivo Pessoal

 

Entre os temas que serão postos na mesa estão:

● Imagem da cachaça, como trabalhar, consolidação de uma cultura;

● Cachaça industrial x artesanal: disputa ou complementariedade?;

●  Do canavial à mesa, onde estão os entraves;

● Exportação a cachaça como produto estratégico;

● As alterações no regulamento para a terceira edição do Ranking Cúpula da Cachaça, que começa no segundo semestre do ano.

A grande novidade é que, pela primeira vez, produtores de cachaça participarão do encontro, como convidados, em uma sessão plenária agendada para a tarde de sábado. O tema em debate será “Cachaça, presente e futuro: os desafios”. Entre os convidados, Carlos Eduardo Oliveira, da Cachaça Leblon, e Roberto Brasil, da Gouveia Brasil, ambos de Minas Gerais.

No domingo, será eleita a nova diretoria da Cúpula da Cachaça, que vai substituir o presidente Milton Lima, à frente da entidade desde a sua fundação, em 2013, e o secretário geral Manoel Agostinho Lima Novo.

Eu, como integrante do grupo, estarei lá participando e vou postar tudo aqui, e nas redes sociais do Paladar (Instagram e Facebook) com exclusividade e especialmente para vocês!

Saúde!


SERVIÇO
Durante os três dias de Cúpula, a Cachaçaria Macaúva recebe uma programação especial e os ‘cúpulos’ vão confraternizar com os visitantes a partir de 19 horas.

Para saber mais sobre o grupo e conhecer os 13 membros da Cúpula da Cachaça, visite essa página: www.cupuladacachaca.com.br/sobre-a-cupula-da-cachaca

Tags: