Paladar

O Cachacier

Tudo sobre cachaça, por Mauricio Maia

Hoje é o Dia Nacional da Cachaça! Vamos comemorar?

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Cachaça, saiba o que esta data representa para o mercado da branquinha.

13 setembro 2017 | 01:02 por Mauricio Maia

Já falei bastante sobre o Dia Nacional da Cachaça, porém desde que vim para o Paladar é a primeira vez. Isso me anima, pois de alguns anos para cá a data vem ganhando cada vez mais importância e visibilidade.

Para quem não sabe, a data foi instituída por um decreto parlamentar em 2010, para homenagear uma passagem de nossa história conhecida como Revolta da Cachaça, que aconteceu em 1659 quando a coroa portuguesa proibiu a produção de cachaça no Brasil e ainda ordenou a destruição dos alambiques. A rebelião levantada pelos senhores de engenho do Rio de Janeiro acabou em 13 de setembro 1661, com a derrota dos rebeldes e a liberação da cachaça pela então regente Luisa de Gusmão.

Logo Dia Nacional da Cachaça

Dia Nacional da Cachaça. Comemore sem moderação. FOTO: divulgação/IBRAC

Ficou com água na boca?

 

Neste ano são diversos os eventos pipocando país a fora. De festas de Confrarias em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Paraíba dentre outras, a cardápios especiais montados em comemoração à data por bares e restaurantes, como a tradicional quinta-feira do Apothek Cocktails & Co., em São Paulo, Apothek Q#22/Sugar Cane Love, com drinks com cachaça especialmente criados para a data pelo maestro da casa, Alexandre Serignolli D’Agostino e sua convidada para a ocasião, a especialista em cachaça Isadora Bello Fornari.

A Confraria Paulista realiza uma grande festa na Churrascaria Speto Paulista, no Itaim Bibi, com “open bar”, drinks com cachaça e uma atração musical.

Mas o que prefiro destacar é que a cachaça vem ganhando espaço, conquistando apreciadores e se firmando como o destilado nacional por excelência e não por imposição. É verdade que o mercado não está lá essas coisas, pelo terceiro ano consecutivo o volume de vendas e exportações diminuiu, porém houve um acréscimo significativo nas cifras movimentadas pelo mercado o que demonstra a vocação da cachaça em atingir o mercado de bebidas premium e extra-premium, com menores volumes de produção, mas com um maior valor agregado. E o consumidor, reconhecendo essa qualidade, está disposto a pagar por isso. Celebremos!

Como sempre acontece, setembro acaba se tornado o mês da cachaça pois os eventos e atividades extrapolam o dia e a semana de comemoração. Alguns exemplos são o concurso Cachaça com Ciência, que premiará as melhores cachaças paulistas nas categorias descansada, envelhecida, premium e extra premium. São mais de 17 produtores e 58 rótulos inscritos. O evento será realizado pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; o Simpósio da Cachaça que acontece dias 22 e 23 de setembro em Piracicaba, com diversas palestras de especialistas e pesquisadores. Bom para que procura aprimoramento técnico no assunto e por fim, a feira Cachaça Trade Fair, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, e é a primeira feira exclusivamente de negócios voltada para o segmento da cachaça, um evento absolutamente focado no B2B, onde o público é composto somente por “pessoas jurídicas” como: proprietários de bares, restaurantes, gestores de alimentos e bebidas de supermercados, hotéis, lojas de bebidas, grandes atacadistas, importadores internacionais, etc. Que essa agitação se estenda pelo restante do ano! Ou melhor, dos anos! Saúde!


Serviço:

Apothek Q#22 / Sugar Cane Love
Dia 14 de setembro, quinta-feira
Das 19h00 às 1h00
Apothek Cocktails & Co.
Rua Oscar Freire, 2221 – Pinheiros – São Paulo
Informações: https://goo.gl/zs5sSf

Cachaça Trade Fair
Dias 20 e 21 de setembro
Das 14h00 às 22h00
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, nº 1209, Santana – São Paulo
Informações de ingresso: www.cachaçatradefair.com.br

Festa do Dia Nacional da Cachaça da Confraria Paulista da Cachaça
Dia 13 de setembro
Das 19h00 às 23h00
Churrascaria Speto Paulista
Rua Joaquim Floriano, 180 – Itaim Bibi – São Paulo
Informações de ingresso: www.sympla.com.br

Simpósio da Cachaça
Dias 22 e 23 setembro
Das 8h00 às 20h00
Parque Tecnológico de Piracicaba – Piracicaba/SP
Informações de ingresso: www.simposiocachaca.vpeventos.com

Tags: