Paladar

O Cachacier

Tudo sobre cachaça, por Mauricio Maia

Quatro lugares para apreciar uma boa cachaça pertinho de São Paulo

A menos de 250 km da capital, quatro casas se destacam pela carta de cachaças de alambique e a grande variedade de coquetéis com o destilado

06 dezembro 2017 | 10:32 por Mauricio Maia

Você está com um tempo livre e gostaria de fugir um pouco do cinza caótico de São Paulo? Pegar a estrada e conhecer alguns bares onde as cachaças são o destaque pode ser uma boa opção.

Como não sou um guia turístico, apesar de rodar esse “Brasilzão sem porteira” atrás do nosso nobre destilado, vou deixar quatro dicas que ficam a menos de 250 quilômetros da capital. Todos bem acessíveis e com uma variedade de cachaças capaz de agradar ao paladar dos mais exigentes apreciadores. E o mais importante, servidas por gente que entende do riscado.

 

Ficou com água na boca?

Petisco na Cachaçaria Macaúva

Linguiça artesanal flambada na cachaça envelhecida em sassafrás. FOTO: Macaúva/divulgação

 

Cachaçaria e Chalé Macaúva – Analândia

Rua H, número 61 – Portal das Samambaias
Analândia – SP
Cep: 13550-000
Fone: (19) 99670-7078

Saindo de São Paulo, podemos começar pegando a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) / Anhanguera (SP-050), sentido interior, até a saída 206B, pegar sentido Analândia/São Carlos e somente mais 18 km, você já estará na entrada de Analândia.

Lá está o Cachaçaria e Chalé Macaúva. Capitaneada por Milton Lima, um dos maiores especialistas em cachaças do país, a casa oferece além das cachaças de várias regiões do país, um cardápio de petiscos preparados pelo jovem chef Matheus Biagio. A casa possui um palco onde todos os finais de semana (sextas e sábados) se apresentam bandas da região com o melhor do rock´n roll.

E se você não quiser mesmo se preocupar, pode ainda ficar hospedado na pousada anexa à cachaçaria que possui 6 chalés agradabilíssimos e confortáveis, e aproveitar o final de semana na região. Famosa pelo turismo de aventura e com paisagens que já foram até abertura de novela.

 

Cardápio-lousa do Pub 77

As opções no Pub 77 destacam cachaças e cervejas produzidas na cidade. FOTO: Pub 77/divulgação

 

Pub 77 – Pirassununga

R. Gen. Osório, 392 – Centro
Pirassununga – SP
Cep: 13631-060
Fone: (19) 97824-8721

Praticamente no mesmo caminho para Analândia, você chega à Pirassununga. Conhecida pela Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), sede da Esquadrilha da Fumaça, e por uma grande indústria de cachaça, logo no centro da cidade está o Pub 77. A casa comandada por Thiago Carandina, destaca-se pela maior variedade de cervejas da região, porém possui uma carta de cachaças exclusiva, elaborada pelo mesmo Milton Lima da Cachaçaria Macaúva. Para acompanhar, comida mexicana, petiscos e hambúrgueres, fazem a alegria dos bebedores. E para quem também curte um bom rock’n roll, o porão da casa se transforma em um palco para os shows que rolam todo final de semana.

 

Fachada Auá Gastronomia

O bom gosto em todos o detalhes no Auá Gastronomia já começa na fachada. FOTO: Mauricio Maia/arquivo pessoal

 

Auá Gastronomia – São José dos Campos

R. Me. Paula, de São José, 318 – Vila Ema
São José dos Campos – SP
Cep: 12243-010
Fone: (12) 3942-1197

Inaugurado em março de 2017, na cidade de São José dos Campos, o Auá Gastronomia é um restaurante que celebra a pluralidade gastronômica brasileira, e já se destaca como uma das melhores opções gastronômicas do Vale do Paraíba e região. Com ambientes amplos e decoração sofisticada, a casa comandada pelo chef Gabriel Spaziani, que trabalhou com Emmanuel Bassoleil no Skye e tem passagens por restaurantes como Clos de Tapas, Restaurante Majó e uma temporada na Austrália. Transfere suas experiências de viagens com essência brasileira em suas criações. O bar oferece além de drinques autorais, uma famosa caipirinha e uma seleção de cachaças, escolhidas a dedo pela especialista Isadora Bello Fornari, uma das mais atuantes profissionais do país.

A casa funciona no sistema a quilo no horário do almoço, oferecendo um buffet farto, repleto de opções quente, saladas e antepastos, e “a la carte” para o jantar, com um menu autoral que reflete a experiência de Gabriel e a proposta de brasilidade da casa. Uma boa opção para todas as horas.

 

Ambiente com barris de cachaça

Em todos os espaços do Porta Velha, você estará sempre cercado por barris de cachaça. FOTO: Betto Davantel/divulgação

 

Cachaçaria Porta Velha – Barra Bonita

R. Ivan Fleuri Meireles, 592
Barra Bonita – SP
Cep: 17340-000
Fone: (14) 99622-9647

Inaugurado a menos de um mês na cidade de Barra Bonita, cidade turística famosa pela maior eclusa fluvial do país, o bar e restaurante se destaca pelo ambiente decorado com muita madeira e dezenas de barris de cachaça. O proprietário, Betto Davantel, estuda a arte do destilado brasileiro há muitos anos e colocou todo o conhecimento adquirido em cursos e viagens em uma seleção de cachaças que impressionam aos apreciadores que já “batem ponto” na casa. Além das cachaças a casa oferece uma vasta variedade de caipirinhas e coquetéis – tudo com cachaça, é claro! – e música ao vivo alguns dias da semana. No cardápio, figuram petiscos, como a Torre de batatas e carnes especiais.

 

Ah! E nunca se esqueçam! Pegue o carro somente para chegar até lá. Nunca depois de apreciar a variedade de cachaças e drinques que as quatro casas oferecem. Se beber, não dirija!

Combinado? Saúde!

Tags: