Paladar

O Cachacier

Tudo sobre cachaça, por Mauricio Maia

Vamos falar de cachaça?

A partir desta semana, estarei por aqui para um bate-papo agradável sobre cachaça. Viagens, lançamentos, produção, eventos, tudo que a branquinha pode nos oferecer

28 setembro 2016 | 18:00 por Mauricio Maia

É difícil até saber por onde começar. Há 10 anos, quando comecei a escrever sobre cachaça depois de passar outros 10 e tantos anos pesquisando, viajando, provando e procurando conhecer um pouco mais dessa nossa bebida, jamais imaginei que um dia ocuparia um pequeno espaço dentro do maior jornal do país justamente para falar de cachaça.

Apesar de todos estes anos, continuo achando uma responsabilidade e tanto difundir a palavra sobre a branquinha, a “marvada”, a santa, a menina branca – a cachaça possui centenas de apelidos. São mais de 500 alcunhas diferentes!

Alambique de cobre

Um bom alambique de cobre faz uma boa cachaça. FOTO:

Ficou com água na boca?

A informação pode nos ajudar muito a apreciar melhor a maravilhosa experiência que podemos vivenciar com a cachaça. É um universo riquíssimo de aromas e sabores que só ela pode nos proporcionar no mundo dos destilados.

+ Conheça o blogueiro Mauricio Maia
+ Tem copo certo para beber cachaça?

Temos no mercado mais de 4.000 marcas registradas e aposto com vocês que será muito difícil encontrarmos duas cachaças iguais. E não é porque a cachaça não tem padrão, pois ela tem sim. Segue uma rígida legislação com regras, padrões e exigências físico-químicas para que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) forneça o registro para que uma cachaça possa ser comercializada. Há muita tecnologia e pesquisa envolvidos, o que faz dela um dos melhores destilados que existem no mundo, mas a maioria das pessoas não tem consciência dessa qualidade, ainda enxerga a cachaça como uma bebida ruim, rústica e agressiva. E isso é tudo que ela não é.

Essa é uma das razões que tornam esse espaço muito importante e confere a mim uma responsabilidade que creio poucas pessoas já tiveram neste mercado.

Para que eu possa cumprir bem a missão que me foi passada, a participação de vocês é muito importante. Agregando opiniões, críticas, colocando suas dúvidas e questionamentos, enfim, fazendo desse blog um espaço para troca de informação, debate e disseminação da cultura da cachaça. Aposto que vocês irão se divertir, e deliciar, com a riqueza desse universo. Saúde!

Tags: