Paladar

O Cachacier

Tudo sobre cachaça, por Mauricio Maia

Voto popular elege as cachaças mais queridas do Brasil na 1ª fase do III Ranking Cúpula da Cachaça

Fase do Voto Popular se encerra com recorde de participação. Cachaças de 17 estados e do Distrito Federal passaram à segunda fase do concurso

14 novembro 2017 | 14:23 por Mauricio Maia

A primeira fase do III Ranking Cúpula da Cachaça – o Voto Popular – demonstrou, mais uma vez, que realmente a cachaça está em alta por todo o País. Marcas de nada menos que 17 estados, além do Distrito Federal, atraíram votos suficientes dos apreciadores da bebida nacional brasileira para conquistar uma vaga na lista das “250 Cachaças Mais Queridas do Brasil”, a relação dos rótulos que passam à segunda fase do concurso.

Confira o resultado com a lista completa AQUI.

Logo do III Ranking da Cúpula da Cachaça

O Ranking da Cúpula da Cachaça está em sua 3ª Edição com o apoio do Paladar. FOTO: Cúpula da Cachaça/Divulgação

Ficou com água na boca?

A fase do ‘Voto Popular’ durou dois meses, de 7 de setembro a 7 de novembro, quando qualquer pessoa, munida de CPF, poderia votar em até três de suas cachaças preferidas por um site desenvolvido para o concurso. No total, 43.176 pessoas registraram seus votos, superando as melhores expectativas. Isso representa um aumento de 95% em relação aos 22,1 mil votantes da segunda edição (2016) do maior concurso de cachaças do País. Em minha opinião, esses números demonstram a confiança no trabalho da Cúpula, mas, sobretudo, revelam o evidente aumento de interesse pela categoria cachaça em todas as regiões do Brasil, o que é uma grande notícia!

Mais de 1,1 mil rótulos receberam indicações dos apreciadores de todos os estados brasileiros, o que obrigou a um esforço de apuração para checar dados das cachaças e se elas se enquadram nos critérios do concurso: estarem legalizadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e em circulação no mercado.

Para participar do Ranking Cúpula da Cachaça, nenhuma marca precisa se inscrever. Todas as cachaças que cumprem os critérios iniciais participam automaticamente da disputa, em igualdade de condições.
Agora, o grupo das Cachaças Mais Queridas do Brasil passará por um processo de seleção profissional.

Um painel com cerca de 50 dos maiores especialistas de cachaça do País (inclusive, os 12 cúpulos ativos) irá apontar os rótulos que estão mais prontos para figurar entre os melhores do Brasil.

Nos próximos dias, os especialistas receberão a lista completa e terão um prazo de 30 dias para apontar as suas favoritas. Desse processo sairá a Seleção dos Especialistas, formada pelas 50 cachaças mais citadas pelos convidados.

Essas 50 cachaças irão para a fase final, a Degustação às Cegas, quando, durante dois dias, no último final de semana de janeiro, os 12 cúpulos se reunirão na Cachaçaria e Chalé Macaúva (Analândia – SP) e analisarão aspectos visuais, olfativos e sensoriais de cada uma dessas maravilhas da produção brasileira, estabelecendo pontuações para uma série de quesitos. As notas sofrerão um tratamento estatístico que definirá as posições no Ranking e a Cachaça do Ano. O resultado será divulgado, com exclusividade, aqui no Paladar.

O Ranking é uma iniciativa da Cúpula da Cachaça, grupo de especialistas dedicado a iniciativas de valorização do destilado nacional brasileiro. O objetivo é divulgar a produção e fomentar a qualidade do setor.

Tags: