Paladar

A melhor carta de vinhos da América do Sul

25 julho 2014 | 16:28 por Marcel Miwa

Por Guilherme Velloso

O restaurante Taste-Vin, de Belo Horizonte, é presença obrigatória em todas as listas dos melhores da cidade. É conhecido, igualmente, pelo escopo e qualidade de sua carta de vinhos. Não por acaso, Rodrigo Fonseca, chef e um dos dos proprietários do restaurante, é também, junto com Orlando Rodrigues, dono da importadora de vinhos Premium.

O restaurante nasceu primeiro, em 1988; a importadora pouco mais de dez anos depois, em 1999. Embora tenha sido a primeira a investir nos então pouco conhecidos rótulos da Nova Zelândia, ela hoje representa mais de 100 produtores de diversos países. Já o carro-chefe do Taste-vin são os afamados soufflés, herança de um rápido estágio de Fonseca na cozinha do Marcel, em São Paulo, especializado nesse clássico da culinária francesa.

Ficou com água na boca?

Taste-Vin, em Belo Horizonte/Divulgação

Ao longo dos anos, a carta de vinhos do Taste-Vin vem sendo premiada com o “Best of Award of Excellence” da revista especializada Wine Spectator. Agora, recebeu reconhecimento ainda mais importante: o de Melhor Carta de Vinhos da América do Sul. O título veio com a primeira premiação desse tipo concedida pela revista inglesa The World of Fine Wine, que circula apenas quatro vezes por ano, e que conta, em sua equipe de colaboradores, com nomes respeitadíssimos no mundo do vinho, como os ingleses Hugh Johnson, Jancis Robinson e Oz Clarke, o francês Michel Bettane e muitos outros.

Embora particularmente forte em vinhos franceses, em sintonia com a culinária de Fonseca, a carta do Taste-vin é bastante abrangente, como sugere sua apresentação: “Vinhos da Casa”, “Champagnes e Espumantes”, “Nossa seleção de grandes vinhos” e “Vinhos de todo o mundo”. Entre as outras cartas de vinho premiadas pela revista, a do hotel vienense Palais Coburg Residenz foi eleita a melhor do mundo. E a do restaurante da vinícola sul-africana Rust en Vrede, cujos vinhos são vendidos no Brasil pela importadora Vinci, como a melhor daquele país.

Tags: