Paladar

Arroz de alface

26 maio 2007 | 17:52 por Jamil Chade

Uma delícia o arroz de alface feito pelo tradicional restaurante Freddy para acompanhar vários pratos. O restaurante mudou de endereço, agora está na Pedroso Alvarenga, 1.170, 3167-0977, continua uma escolha segura para quem gosta da cozinha francesa tradicional.

Também um exemplo de constância, pois conta com o mesmo chefe, Geraldo Rodrigues, há 44 anos. A dobradinha à moda de Caen, o cassoulet e as costeletas de cordeiro são espetaculares.

Eu já havia jantado no Freddy muitas vezes, mas na última visita tive a sorte de encontrar o amigo gourmet Giafranco Betting, o Panda, que me indicou um arroz com alface, que nunca havia provado. Uma pena que o Panda viva no ar, pois poderia ser um grande chefe.

Ficou com água na boca?

No domingo seguinte, em minha casa e contando com a ajuda do Panda, reproduzimos mais ou menos esse prato delicioso.

Primeiro, cortamos um pé de alface previamente lavado em tiras de uns dois ou três centímetros de largura.

Depois, refogamos rapidamente essas tiras de alface em quatro generosas colheres de sopa de manteiga. “Manteiga, muita manteiga”, é um dos grandes segredos da cozinha francesa, como costumava dizer Fernand Point, o mestre dos mestres da “nouvelle cuisine”.

Juntamos mais ou menos 500 gramas de arroz já pronto e perto de 200 gramas de creme de leite fresco. Tudo isso numa frigideira grande e no fogo médio.

Para completar, sempre mexendo com uma colher de pau, perto de 100 gramas (ou mesmo um pouco mais) de parmesão ralado na hora.

Finalmente (e muito importante), noz moscada ralada na hora. Foi só testar o tempero e servir com um roasted beef delicioso.