Paladar

Arroz de forno

25 fevereiro 2008 | 20:30 por jamilchade

Um prato ideal para um almoço de família, que aparece com freqüência na mesa de minha casa, em Jaú. Uma receita muito prática, que pode ser feita parcialmente com antecedência e gratinado no forno um pouco antes de servir. São muitas as receitas. Em minha casa, a mussarela derretida dá um toque gostoso e peculiar. Como se vê, em casa gostamos muito de queijo derretido.

Uma espécie de risoto gratinado à moda antiga . Há algum tempo, antes da era do arroz italiano, o “risoto de frango” nos restaurantes não passava de um arroz comum misturado com um rico refogado de frango com bastante tomate na hora de servir. Distante do verdadeiro risoto, mas muito gostoso.

Aliás, quem quiser pegar um atalho para esta receita pode utilizar o arroz do dia-a-dia já pronto.

Ingredientes para o molho de frango:

3 colheres de sopa de óleo de milho;
1 frango cortado nas juntas;
200 g. de moelas de frango;
200 g. de fígado de frango já limpos (opcional);
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
4 tomates sem peles e sementes;
1 ½ xícara de chá de água;
1 lata de ervilhas (opcional).

Ingredientes para preparar o arroz e montar o prato:

2 colheres de sopa de óleo de milho;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 cebola média picadinha;
2 xícaras de chá de arroz lavado e seco;
5 xícaras de chá de caldo de frango (ou água);
200 g. de mussarela em fatias;
150 granas de queijo parmesão (ralado na hora, de preferência);
4 ovos cozidos e cortados em rodelas;
sal e pimenta do reino.

Utensílios:

Uma panela para fazer o arroz; uma panela para fazer o refogado de frango, uma tábua de cozinha, uma faca de cozinha, uma colher de pau,uma escumadeira, um refratário de 20cm por 30cm e pratos para abrigar os ingredientes preparados.

Modo de fazer:

1- Prepare primeiro o arroz, como se estivesse fazendo o prato do dia-a-dia. Esquente as duas colheres de óleo e a manteiga numa panela grande e refogue rapidamente a cebola, que deve apenas murchar, sem mudar de cor. Coloque o arroz, refogue rapidamente, mexendo sempre com uma colher de pau. Junte as cinco xícarass de caldo de frango (ou água) e cozinhe o arroz. Salgue com muito cuidado, pois os queijos são salgados. O líquido deve secar e o arroz cozido pode ficar e meio mole. Apague o fogo e reserve.

2- Prepare o refogado de frango. Esquente o óleo e refogue os pedaços de frango e de moela. O frango deve ficar bem douradinho. Isso pode ser feito em duas etapas. Na reta final, junte os fígados, que ficam prontos mais rapidamente. Fogo médio

3- Junte a cebola e o alho e continue refogando. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor.

4- Baixe o fogo, acresscente os tomates, as ervilhas e a água (1 ½ xícara de chá). Continue cozinhando até o frango ficar bem macio. Apague o fogo, retire os pedaços de frango, desosse e retorne á panela. Se quiser, salgue com muito cuidado.

5- Temos, então, o arroz e o refogado de frango. Misture os dois e acrescente metade do parmesão.

6- Acenda o forno. Fogo forte, em torno dos 200 graus. Monte o prato no refratário. Primeiro, disponha metade do arroz com frango. Sobre essa camada, distribua as rodelas de ovo e as fatias de mussarela. Cubra com o restante do arroz e espalhe por cima o que sobrou do parmesão.

7- Leve o refratário ao forno. Quando o queijo da superfície começar a dourar, está pronto, o que deve levar uns 10 minutos.

8- Sirva bem quente.