Paladar

Fusilli da Mércia

25 dezembro 2007 | 13:23 por Jamil Chade

Uma receita da minha amiga Mércia, grande cozinheira de Bocaina, uma simpática cidade na “grande Jaú”. Brincadeiras à parte, na Bocaina há tradição de bem comer e a Mércia bolou esta massa com pão ralado, parmesão e lingüiça calabresa. Atenção, é preciso usar pão velho ralado. A farinha de rosca não serve. O pão velho deve ser ralado grosseiramente, na parte mais grossa do ralador.

A Mércia usa o fusilli italiano, aquela massa em forma de parafuso. Mas pode-se optar por um penne, um rigatone e outras.

Ingredientes:

Ficou com água na boca?

180 a 200 gramas de pão francês velho;
350 gramas de parmesão ralado;
400 gramas de lingüiça calabresa;
2 cebolas;
6 dentes de alho picados;
1 maço de salsinha e cebolinha;
8 colheres de azeite de oliva;
1 pacote de 500 gramas de massa;
sal.

Utensílios:

Um ralador, uma tábua de cozinha, uma faca, uma panela grande para cozinhar a massa, uma frigideira, um refratário (pirex) para montar o prato, uma colher de pau, uma escumadeira, um escorredor de macarrão, uma vasilha grande para misturar o macarrão e pratos para dispor os ingredientes preparados.

Modo de fazer:

– Rale o pão velho na parte mais grossa do ralador. Rale também o parmesão. Reserve.

– Pique bem a salsinha e a cebolinha e também a cebola e o alho. Resseerve separadamente. Corte a lingüiça em rodelas de perto de meio centímetro de espessura.

– Esquente bastante água com sal numa panela grande para cozinhar o macarrão. Pelo menos cinco litros de água e cinco colheres de chá de sal (um litro para cada 100 gramas).

– Calcule o tempo, lembrando que a massa demanda uns 10 a 12 minutos para ficar al dente e o “molho” é feito mais rapidamente.

– Quando a água estiver borbulhando, coloque a massa e faça o “tempero” ou molho.

– Esquente o azeite numa frigideira e refogue as rodelas de lingüiça,que devem ficar bem douradinhas. Retire a lingüiça com uma escumadeira e reserve.

– Na mesma panela, refogue rapidamente a cebola e o alho. Junte o pão ralado, a salsinha e a cebolinha picadas. Misture tudo muito bem. Deve ficar como uma farofa bem úmida e quente. Salgue com muito cuidado, pois a lingüiça e o parmesão são salgados.

– Escorra o macarrão e monte o prato no refratário. Primeiro, uma camada de massa. Depois, uma camada de farinha de pão e parmesão. Vá alternando as camadas – massa e farinha com queijo – até aproveitar toda a preparação.

– Espalhe por cima as rodelas de lingüiça e sirva.

Vinhos:

A lingüiça e o parmesão pedem tintos. É bom ficar com tintos não tânicos, redondos e com boa acidez, como um Chianti comum, um Valpolicella, um Merlot nacional ou chileno e um Malbec simples.