Paladar

Hachis Parmentier de lingüiça.

04 março 2008 | 15:29 por Jamil Chade

Adorei a polêmica em tono das batatas “fritas” no forno. Assim, vou continuar no tema batata, mas vou para um terreno bem mais “comportado”. Na França, pode ser encontrado em muitos bistrôs.

Aqui, é popular nas cozinhas domésticas. No original, um picadinho de carne coberto com uma camada de purê de batata e gratinado.São muitas as variações sobre o mesmo tema. O picadinho tradicional pode ser substituído por confit de pato desfiado (um dos melhores que comi), por picadinho de cordeiro, por um chorizo e assim por diante.Aqui, ficamos com a lingüiça toscana, cujo paladar marcante combina com a delicadeza do purê de batata.

A propósito, na França, quando aparece o nome Parmentier, significa que a batata entra na receita. Antoine Auguste Parmentier foi o cientista que ensinou a França a comer batatas.

Ficou com água na boca?

Ingredientes:

1 quilo de batatas;
7 colheres de sopa de manteiga;
1 xícara de chá de leite;
3 colheres de sopa de queijo gruyère ralado;
noz moscada;
800 gramas de lingüiça toscana;
1 cebola pequena;
1 colher de sopa de óleo de milho;
sal ;
pimenta-do-reino e
4 colheres de sopa de parmesão ralado.

Utensílios: uma tábua de cozinha, um espremedor de batatas, uma panela para cozinhar as batatas, uma frigideira para refogar as lingüiça, uma escumadeira, uma colher de pau, um refratário para gratinar o prato e ingredientes para abrigar os ingredientes

Modo de fazer:

1-Descasque e cozinhe as batatas na água com um pouco de sal durante uns 25 minutos. Escorra, passe por um espremedor para transformar em purê e transfira para uma panela pequena.

2-Leve ao fogo médio para baixo. Acrescente asquatro colheres de sopa de manteiga, três colheres de sopa de sopa de gruyère e o leite. Tempere com noz moscada e vá mexendo com uma colher de pau até integrar os ingredientes. Salgue e apimente com muito cuidado. Lembre-se que os queijos e a lingüiça são salgados. Retire e reserve.

3-Retire a lingüiça da tripa e desfaça com as mãos. Deve ficar como um picadinho.

4-Pique muito bem a cebola.

5-Esquente o óleo de milho numa frigideira e refogue rapidamente a cebola, que deve murchar, sem mudar de cor. Junte a lingüiça e refogue até ela ficar bem douradinha. Retire e reserve.

6-Temos, então, os principais componentes: o purê de batatas e o refogado de lingüiça.

7-Monte o prato num refratário. Primeiro, uma camada fina de purê de batata. Depois, o refogado de lingüiça. Cubra com o que restou de purê de batata.

8-Acenda o forno. Fogo forte. Divida a manteiga restante em vários pedaços e divida por cima do purê. Espalhe por cima o parmesão.

9-Leve o refratário ao forno e asse durante uns 15 minutos. Quando o parmesão começar a dourar, está pronto.