Paladar

Tabule

04 dezembro 2007 | 15:04 por Jamil Chade

O bulgur, trigo para quibe, dá excelentes e refrescantes saladas, ideais para esta época do ano. O célebre tabule, feito com bastante salsinha picada, é apenas um exemplo, pois o bulgur pode dar ótimas saladas em combinação com outros ingredientes, como o milho verde cozido ou grelhado.

A receita de tabule é de Leila Mohamed Yusssef Kuczynski, do ótimo restaurante Arábia (Rua Haddock Lobo, 1.397, 3064-47 76 e agora com uma espécie de filial na badalada Praça Vilaboim) e já foi publicada em meu livro ‘Os prazeres da Mesa II’. Já a idéia de combinar o bulgur com milho verde veio da revista Gourmet, uma leitura mais do que útil e agradável para quem gosta de cozinha.

O trigo para quibe pode ser encontrado facilmente em muitos supermercados e casas especializadas em produtos árabes.

Ficou com água na boca?

Para fazer um tabule para quatro pessoas, coloque meia xícara de chá de trigo fino para hidratar durante uns 15 a 20 minutos. Escorra e esprema fortemente com as mãos para que seque muito bem.

Coloque numa vasilha e junte cinco xícaras de chá de salsinha picada; duas xícaras de hortelã fresca picada; uma xícara de cebolinha verde picada; uma cebola média picada e quatro tomates maduros, sem as sementes e cortados em quadradinhos.

Misture tudo muito bem e tempere com meia xícara de chá de suco de limão, bastante azeite de oliva e sal. Sirva sobre um berço de folhas de alface. O tabule enrolado nas folhas de alface fica delicioso.

Para fazer a salada com milho, lave, deixe de molho e escorra e esprema meia xícara de chá de bulgur.

Coloque numa vasilha e junte os seguintes ingredientes: meia cebola picada; quatro tomates sem as sementes, cortados em pequenos cubos; duas xícaras de chá de salsinha picada; uma xícara de chá de hortelã fresca picada; um dente de alho picado e 1 ½ (uma e meia) xícara de chá de milho verde cozido (ou assado).

Misture bem e tempere com três colheres de sopa de suco de limão, duas colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

Está pronto para servir.