PUBLICIDADE

Blogs

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Só queijo

Só queijo

Brasileira ganha concurso de Fontainebleau no Salão do Queijo de Paris

Concurso, em sua segunda edição, elege a melhor receita de queijo fresco branco batido com creme de leite em duas categorias, doce e salgada

Conheci Luciana Ladera-Mafra há dois meses. Fui fazer uma reportagem no Formaticus, um novo "bar à fromages" em Paris e me disseram: "- a chef de cozinha é brasileira!". Quando vi no cardápio que ela fazia Fontainebleau, uma receita de queijo fresco branco batido com creme de leite fresco, não pensei duas vezes e aconselhei: "- Você precisa fazer esse concurso e representar o Brasil na França!". Animada, ela aceitou na hora.

 

Em grande estilo, Luciana foi a única a bater seu queijo à mão, com uma fouet que ganhou de presente da sua mãe pra dar sorte, enquanto os outros candidatos exibiam batedeiras de última geração. Ela incrementou sua receita com uma pequena pera cozida, molho de peras e folhas de sálvia cristalizadas.

PUBLICIDADE

O Fontainebleau de Luciana ganhou a unanimidade do júri. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras 

A vencedora da receita salgada foi Virginie Dubois, queijeira em Arras ao norte da França. Ela fez uma receita batizada de "Paris-Roma". Nessa categoria, o candidato deveria pensar em um recipiente delivery.

Paris Roma, ida e volta, aliança de Fontainebleau francesa com embutidos italianos. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras 

O creme, aromatizado com ervas finas, foi colocado sob uma camada de lâminas finas de embutidos italianos de origem protegida.

PUBLICIDADE

"As ervas aromáticas dão o frescor para equilibrar a intensidade dos embutidos", disse Virginie. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras 

Virginie viaja comigo para o Brasil de 28 de abril a 2 de maio para participar da ExpoZebu 2018 em Uberaba. Vamos animar o público com "cheese-show" de receitas ultra-frescas ao vivo, oficina de análise sensorial e alianças de bebidas e queijos de zebu.

Se as legendas da parte francesa não aparecerem automaticamente clique no ícone "cc" e escolha legenda "português-brasileiro".

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE