Paladar

Receitas

Receita

Arraial de chef: 8 receitas para sua festa junina sair do óbvio

Pamonha de pinhão, geleia de cachaça, pé de moleque salgado, quirera, milho picante. Receitas juninas nada convencionais – coisa de Marcelo Bastos, Helô Bacellar, chef Vivi, Renata Vanzetto e Fábio Vieira. Eles fizeram a festa.

22 junho 2016 | 19:00 por Renata Mesquita

Tão logo chega o mês de junho, as quermesses começam a pipocar. Pipoca também o milho nas panelas, o pinhão vai para a fogueira e a cachaça vira quentão para as noites mais frias. A eles juntam-se o amendoim e a batata-doce para compor as mesas das festas juninas, que celebram os santos e agradecem a fartura da colheita. 

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

Todos os anos os ingredientes se repetem. E não por acaso. Está lá o milho, colhido em maio e junho. O amendoim, no auge da safra, vira paçoca e pé de moleque Brasil afora. Mais regional, o pinhão está em todas as festas do Sul e Sudeste. E a cachaça, bem, essa tem o ano todo, mas em uma boa festa popular brasileira ela não pode faltar. E, aqui, ela marca presença, devidamente.

O Paladar estendeu a chita, pendurou as bandeirolas e convidou cinco chefs com uma missão: revisar clássicos juninos. Os convidados, como manda a tradição, chegaram com seus pratos, alguns doces e outros salgados. Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, pôs a cachaça na panela e fez uma geleia de sotaque caipira. Já Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia, surpreendeu com sua pamonha de pinhão, e Renata Vanzetto, do Ema, vestiu o milho para a festa com páprica picante. Fábio Vieira, do Micaela, e Viviane Gonçalves, do Chef Vivi, transformaram a mesa em banquete com suas receitas simples e apresentação impecável. Os resultados você confere abaixo. 

OS CHEFS 

A quadrilha de chefs do nosso arraial

A quadrilha de chefs do nosso arraial Foto: Márcio Fernandes|Estadão

Marcelo Corrêa Bastos. Natural do Paraná, ele não pensou duas vezes ao escolher o pinhão para a receita.

Helô Bacellar. Fanática por festas juninas, não deixou a cachaça de fora nessa festa. E fez também quirera.

Fábio Vieira. Ele fez uma brincadeira com o pé de moleque: ele trocou o açúcar pela carne de sol. Deu certo.

Vivi Gonçalves. A chef trouxe para a festa cocadas e polenta com salsa de tomates, um toque autoral à mesa junina.

Renata Vanzetto. Nas mãos da chef o tradicional milho cozido ganhou um divertido toque mexicano.

 

A QUERMESSE

(A receitas também estão listadas abaixo da galeria).

 

MAIS RECEITAS 

Veja mais receitas do Paladar que farão sucesso em qualquer mesa junina. 

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.