Paladar

Ingredientes

Ingrediente

Tomate

Apesar de ser um dos clássicos da culinária italiana, o tomate é nativo da América e percorre as cozinhas do mundo inteiro. O fruto é famoso pelo sabor agradável, boa textura e cor que dá a diversos pratos. Por ser bastante versátil, o tomate é muito comum em molhos e como coadjuvante em receitas, mas também pode ser um dos ingredientes principais, seja recheado, cru, cozido ou refogado. 

Os tomates são arredondados, geralmente de cor vermelha com polpa firme e levemente ácidos. Eles variam em tamanho e forma. No Brasil é possível encontrar diversos tipos, como santa cruz, caqui, italiano e cereja. Também existem tomates enlatados, com ou sem pele.

 

Como escolher

Prefira tomates firmes, lisos, sem furos, manchas ou ferimentos. Escolha os bem vermelhos para o consumo imediato e para fazer molhos. Evite comprar frutos totalmente verdes. 

Ficou com água na boca?

 

Como conservar

Quando amadurecem, os tomates podem ficar até uma semana em temperatura ambiente ao abrigo da luz. Mas se estiverem totalmente maduros devem ser guardados na parte inferior da geladeira e consumidos em até três dias. 

 

Melhor Época

 Julho a outubro.

 

 

 

 

Luciana Cristhovam|Estadão
Luciana Cristhovam|Estadão

Ficou com água na boca?