Paladar

100 Melhores Pratos SP

100 Melhores Pratos SP

Os 100 melhores pratos de São Paulo

O 'Paladar' organizou um guia confiável e isento elaborado a partir dos votos de 15 jurados, entre críticos, jornalistas e gastrônomos

14 dezembro 2016 | 21:05 por Redação Paladar

Este especial traz uma seleção de pratos que você não pode deixar de provar. É um guia confiável e isento elaborado a partir de 15 jurados, entre críticos, jornalistas e gastrônomos. Cada um indicou os seus favoritos em dez categorias: entrada, massa, arroz, peixe, bacalhau, sushi, carne, hambúrguer, pizza e sobremesa. A ideia é despertar seu apetite para devorar a cidade - prato a prato. 

 

Entrada

Das mais sofisticadas às mais populares, entradas merecem ser levadas a sério. Elas são o cartão de visitas do restaurante e podem brilhar tanto quanto os pratos principais. Nossa seleção vai da mocofava à sopa de jabuticaba com lagostim: é uma amostra do que a cidade tem a oferecer de melhor para começar uma refeição. É das categorias mais ecléticas tanto no estilo como na complexidade das receitas e atestam a diversidade da gastronomia paulistana. 

Ficou com água na boca?

 

Massa

As cantinas tipicamente paulistanas têm lugar em nosso coração. Mas é com alegria e o estômago roncando que notamos a evolução da cozinha italiana em São Paulo. Hoje, come-se massa de alto nível na cidade sem que para isso seja necessário vestir um terno e gastar fortunas.É que em trattorias, osterias, restaurantes menos formais que abriram em anos recentes, a massa é tratada com respeito. Assim, temos à mão uma bela diversidade pastifícia, que reflete um pouco da rica diversidade regional e das sutilezas da cozinha da Itália. 

 

Arroz

Poucas coisas são mais reconfortantes que um pratão de arroz. Caldoso à portuguesa, cremoso como un vero risotto ou ainda rico como uma farta galinhada, eles caem bem quase que a qualquer hora. Cozido al dente, inundado por molhos, imiscuído entre carnes desfiadas, este cereal que só não mais cultivado no mundo do que o milho e o trigo, é um delicioso pretexto para conhecer as diferentes matrizes culinárias, que se misturam em São Paulo, nas quais o arroz é central. Conheça os dez melhores da cidade.

 

Peixe

As águas gastronômicas paulistanas estão cada vez mais para peixe. Certo, é verdade que,  para uma cidade como São Paulo, a menos de 100 quilômetros do litoral, a oferta das coisas que vêm do mar ainda é, na média, pobre.Mas o fato é que alguns poucos e bons restaurantes têm buscado fornecedores melhores e, atualmente, o produto é mais fresco. Sorte a nossa: hoje, subiu bastante a qualidade do que comemos por aqui, ao menos nos dez endereços a seguir.  

 

Bacalhau

Bacalhau é peixe, claro, mas é um peixe tão especial que merece uma categoria própria. É que na estante de desejos gastronômicos instalada em nossos cérebros o bacalhau tem uma gaveta só dele. Pois, às vezes, tudo que queremos é uma bela posta de Gadus Morhua (melhor espécie de bacalhau) e não qualquer peixe. Pois bem, quando esse desejo surgir, volte a esta lista. Temos uma maioria de casas portuguesas, com certeza, mas não é só. Confira.

 

 

Sushi

Ao mesmo tempo em que a cultura culinária japonesa não para de se popularizar por aqui, vide rodízios e temakerias polvilhados pela cidade,  numa escala menor ela não para de ser cada vez mais refinada por cuidadosos sushimen. Nesta edição, você conhece dez dos melhores sushis que se pode achar em São Paulo: niguiris que expressam o estilo de cada itamae, o profissional à frente do balcão (ah, o balcão, prefira-o, sempre: é o melhor lugar para comer sushi).

 

Carne

A carne em São Paulo é forte, fortíssima, nas variadas formas em que é servida: do churrasco tradicional à argentina até cozidos que se demoram na panela, a oferta é boa. Prova do alto nível que atingimos é que, hoje, com a melhoria da produção no pasto, já é comum escolhermos não só um corte, mas também a raça do gado. Mas não nos restringimos à carne de vaca: tem de porco, javali, pato e  Conheça dez pratos certeiros para quando os instintos carnívoros baterem à porta do seu estômago. 

 

Hambúrguer

"Qual é o melhor hambúrguer da cidade?". A resposta para essa pergunta, que todo mundo adora fazer, anda difícil. Porque os concorrentes são muitos e cada vez melhores. Foi-se o tempo do disco de carne fino, pálido e de sabor genérico. Hoje São Paulo tem um cardápio burguerístico de respeito. Conheça os nossos dez titulares.

 

Pizza

Tem gente que ousa dizer que pizza em São Paulo é melhor até do que na Itália. Um exagero. Mas o fato é que, de uns anos para cá, a qualidade da pizza na cidade melhorou muito. E ela está ficando mais parecida com a original, nascida em Nápoles: massa elástica, porção individual, molho de qualidade com pouca acidez, menos queijo. 

 

 

Sobremesa

Ainda não damos, em São Paulo, a devida atenção às sobremesas em restaurantes. A figura do chef-pâtissier, o confeiteiro, embora tenha aparecido um pouco mais recentemente, ainda é pouco valorizada - são poucas as casas que têm especialistas no comando do cardápio de doces. Mesmo assim, foi fácil montar esta lista: são dez sobremesas que, por si só, justificam a visita ao restaurante.

.

Ficou com água na boca?