Paladar

Bebida

Bebida

Saca essa rolha

Isabelle Moreira Lima

Alta qualidade e pouco volume é a expectativa da safra argentina de 2017

Leia essa e outras notícias do mundo do vinho

10 maio 2017 | 20:10 por Isabelle Moreira Lima

ARGENTINA

Pequena e notável

Alta qualidade e pouco volume é a expectativa da safra argentina de 2017, segundo produtores de Mendoza. Após um 2016 castigado pelo El Niño, a secura retornou à principal região vitivinícola do país, o que beneficiou o amadurecimento das frutas, de alta qualidade neste ano. O único problema foi uma geada de primavera que causou uma quebra de 40% a 60% da safra.

Barricas de vinho na Vinícola Baudron no município de Mendoza

Barricas de vinho na Vinícola Baudron no município de Mendoza Foto: J.F. Diorio|Estadão

INGLATERRA

Taittinger em Kent 

Começaram as plantações de vinhas da casa francesa de Champagne Taittinger na Inglaterra, na propriedade Domaine Evremond, em Kent. As primeiras garrafas devem chegar ao mercado em 2023.

FRANÇA  

Geada no Loire

Depois de Champagne e Bordeaux, foi a vez dos vinhedos do Loire sofrerem com o clima. Uma estimativa inicial dá conta de 50% de perdas na safra deste ano, numa geada que tem durado dias. Entre as subregiões mais afetadas, está Sèvre-et-Maine, que faz um ácido e leve Muscadet.

GAJA

De olho no vulcão

Ícone do Piemonte, o produtor Angelo Gaja vai expandir os domínios para o monte Etna, na Sicília, região vitivinícola que vem sendo tratada com euforia por aficionados dos quatro cantos do mundo. Gaja anunciou uma joint-venture com o jovem produtor siciliano Alberto Graci e pretende produzir vinhos a partir das castas autóctones Carricante e Nerello Mascalese plantadas a sudoeste do vulcão ativo. O produtor diz estar de olho na região há tempos

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.