Paladar

Bebida

Bebida

Antítese, um drink campeão

20 fevereiro 2009 | 16:52 por redacaopaladar

Yara Thaís Castanho, que venceu o 8o Campeonato Brasileiro de Barista, no dia 18 de fevereiro,só começou a se interessar por café há pouco mais de quatro anos, quando foi trabalhar no Suplicy Cafés Especiais. Antes de se encontrar com a máquina de “espresso” da cafeteira, num caso que a barista admite ter sido “amor à primeira vista”, Yara não via lá tantos horizontes numa xícara de café.

Mas o trabalho logo mostrou um lado curioso, intuitivo que a barista tratou de explorar. Há pouco mais de três anos ela ficou em terceiro lugar no primeiro campeonato brasileiro do qual participou; ano passado ficou em segundo e esse ano ao venceu a disputa e vai representar o Brasil no World Barista Championship que será realizado em abril, em Atlanta, Estados Unidos.

Sobre o drink vencedor, Antítese, ela conta que só chegou à receita final na semana do evento. “A lavanda foi o ponto de partida. Encasquetei com esse ingrediente e fiquei testando, testando, até ter certeza de que os sabores se equilibraram bem”, diz ela. Confira a seguir a receita do drink campeão.

Antítese

Ficou com água na boca?

Ingredientes

300 ml de creme de leite fresco

75 ml de leite

70g de açúcar

Maço de flor de lavanda seca

2 gemas de ovo

4 doses de espresso

Preparo

Leve ao fogo o creme de leite e o leite, sem deixar ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar por 30 min. Bata as flores de lavanda com metade do açúcar. Acrescente essa mistura ao creme e leve-o ao fogo novamente. Não deixe ferver. Reserve. Bata as gemas com o restante do açúcar, acrescente ao creme e volte ao fogo por 10 min. Desligue o fogo e dê um choque térmico com uma tigela de gelo. Peneire e repita a operação por três vezes. Acrescente o espresso, depois o creme e sirva.

Ficou com água na boca?