Paladar

Bebida

Bebida

Catando grãos de café pelo Brasil

Loja inaugurada em São Paulo tem proposta inovadora: vender café de todas as formas, menos dentro da xícara

18 maio 2016 | 18:29 por José Orenstein

Uma loja de cafés em que não se vende café. Ou melhor, onde não se vende café na xícara: só em grãos ou moído na hora – de muitas variedades e diversos cantos do Brasil. Eis o que propõe a recém-inaugurada Tem Café.

Nova loja em Higienópolis vende acessórios e 15 tipos de cafés em grão

Nova loja em Higienópolis vende acessórios e 15 tipos de cafés em grão Foto: Werther Santana|Estadão

A loja fica de frente para a Praça Buenos Aires, em Higienópolis, na Rua Alagoas. É proposta inovadora na cidade, onde cada vez mais as pessoas não pedem só um cafezinho: elas querem saber de onde ele vem, se é catuaí amarelo ou vermelho, qual o perfil de torra, etc. “Mas não queremos ficar dando palestra, educando à força, impondo regras. No máximo vamos dar dicas para o seu café ficar melhor”, diz Yuri Pinotti. É ele que está à frente da Tem Café, onde dois outros baristas se revezam no atendimento ao público, explicando as diferenças entre as 15 marcas de café de Minas, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e São Paulo que vendem na charmosa loja – o ambiente imita o do viveiro de café da fazenda.

+ A hora da torra: o novo sabor do café

Ficou com água na boca?

Yuri começou a se interessar por café há seis anos, quando assumiu a fazenda da família em Pardinho, no interior de São Paulo. Lá, a uma altitude de 850 m a 1.000 m, percebeu que o café que produzia tinha potencial para ser bem mais que commodity. Num ano em que choveu muito, ele enviou seus grãos para análise: tinha nas mãos um produto de alto nível.

Loja dá para praça e ambiente imita o do viveiro de café da fazenda

Loja dá para praça e ambiente imita o do viveiro de café da fazenda Foto: Werther Santana|Estadão

Fez cursos e se dedicou à produção. Criou sua própria marca, a Cuesta – nome da formação geográfica da região de Pardinho. Torra os próprios grãos e os vende em três variedades na sua loja. Mas Yuri não se concentrou apenas na sua própria produção: fez contato com outros pequenos produtores que foi conhecendo em eventos e cursos e vende os cafés deles também. “Muitos têm dificuldade em escoar sua produção, ter um ponto de venda. Aqui oferecemos isso a eles”, diz Yuri, que conta ter procurado especialmente produtores que fazem a torra de seus grãos. 

Para abertura da loja, ele já conta com 15 marcas de café, alguns orgânicos e biodinâmicos, mas quer em breve chegar a 30. Os cafés vêm em embalagens de 250g e 500g (os preços vão de R$ 15 a R$ 40). Podem ser moídos ali mesmo, na máquina alemã que fica no meio da loja. A Tem Café vende também acessórios para preparo de café, como prensa francesa, coador e filtros Hario, além de xícaras e bules. Mas cafezinho mesmo é só para degustação dos diferentes grãos vendidos na loja.

SERVIÇO

TEM Café

Rua Alagoas, 563A, Higienópolis

Tel.: 3661-3269

Horário de funcionamento: 8h/19h (sáb., 10h/18h; dom., 10h/16h)

+ Conheça a colheita urbana e o museu que conta a história do café

Ficou com água na boca?